Notícias

Dicas de preparação para o ENEM: Linguagens, códigos e suas tecnologias

Área do conhecimento aborda Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologia da Informação e Comunicação

10/10/2022

compartilhe

A prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias acontece no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no dia 13 de novembro.

Essa área do conhecimento aborda as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Para te auxiliar na preparação para o ENEM, o professor dos Colégios Sesi da Indústria em Paranavaí e Loanda, Luis Gustavo Peres Feitoza, comenta sobre os possíveis conteúdos abordados.

 

O que é importante saber?

- Interpretação: Para a área do conhecimento de Linguagens, a interpretação tem peso especial. A cada ano, há adaptações com relação aos textos apresentados.

- Funções da linguagem: Este é um dos temas mais cobrados, segundo o professor. Ele explica que um texto, em determinado contexto, expressa uma função. As funções da linguagem são conteúdos importantes, diluídos em interpretações de textos, ligados a gêneros específicos. Para o ENEM, não é necessário saber as classificações das funções da linguagem, mas saber interpretar a função que determinado texto ocupa (informar, emitir opinião, persuadir, por exemplo), seja qual for o gênero.

- Literatura: Alguns autores que podem aparecer na prova são Manuel Bandeira, Cecília Meireles e José Lins. O professor afirma que o período Modernista é frequentemente visto no ENEM, assim como a Semana de Arte Moderna de 1922, que também é um conteúdo relacionado às Artes.

- Sintaxe, estrutura e formação de palavras: Feitoza afirma que o ENEM tem colocado textos que problematizam termos preconceituosos e pejorativos da língua portuguesa, utilizando da prova para abordar questões sociais, como racismo, machismo e LGBTfobia, e termos politicamente incorretos. “A prova do ENEM também serve para medir e analisar as formações ideológicas pelas quais os cidadãos estão passando em determinado período”, aponta.

- Figuras de linguagem: Estão presentes em determinados gêneros textuais, como crônicas, contos, poesias. “Metáfora, metonímia, paradoxo, antítese, ironia por meio de tirinhas, para tecer determinadas críticas sociais”, exemplifica o professor. Em textos de gênero publicitário, Feitoza orienta a analisar o que está acontecendo na sociedade e quais são os engajamentos atuais, porque a prova do ENEM traz muitos textos de campanhas de conscientização, como campanhas de vacinas, adesão à luta de refugiados, contra xenofobia, entre outros.

 

Dicas para uma boa prova

1- Faça uma linha do tempo

Essa estratégia é voltada ao estudo de períodos literários e artísticos. No ENEM, quando se deparar com uma obra literária ou artística, analise os créditos da fonte para saber qual é a data da obra e, assim, poder associar a qual período se refere. “Pensando que o artista/autor está situado nesse período, reflita: o que estava acontecendo historicamente? De forma geral, as obras artísticas e literárias refletem os aspectos históricos do período em que estão inseridas”, assinala o professor.

 

2- Leia a prova com calma

Durante a prova, faça uma leitura pausada, mesmo com o estranhamento do tema ou com o nervosismo. Esteja atento ao enunciado: “Quando analisamos as alternativas, vemos que tem mais de uma questão correta. Então, a partir do enunciado, veja qual alternativa completa melhor. Às vezes a resposta é óbvia, mas o candidato não associa com o enunciado.”


Veja também:

Dicas de preparação para o ENEM: Redação

Dicas de preparação para o ENEM: Ciências da Natureza e suas tecnologias

Dicas de preparação para o ENEM: Ciências Humanas e suas tecnologias

Dicas de preparação para o ENEM: Matemática e suas tecnologias