Notícias

Dicas de preparação para o ENEM: Redação

Tema da prova é sempre um mistério, mas é possível se preparar por eixo temáticos

13/10/2022

compartilhe

Começou a contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022. A prova será realizada em duas datas: 13 de novembro e 20 de novembro.

O primeiro dia é de uma das provas mais temidas pelos estudantes: Redação.

Para te ajudar nessa reta final de preparação para o ENEM, a professora do Colégio Sesi Internacional de Londrina, Lilian Camargo de Andrade, dá algumas dicas e orientações.

 

O que é importante saber?

Por mais que o tema da Redação não seja revelado antes da prova, uma coisa é certa: o gênero textual. Com um texto dissertativo-argumentativo, o candidato deve explorar o tema proposto nos textos de apoio, considerando a estrutura textual com introdução, desenvolvimento e conclusão.

“O ENEM exige um tipo de conclusão por intervenção plena, em que o candidato deve propor uma solução para o problema apresentado”, explica a professora.

Com relação às possíveis temáticas para a Redação, Lilian orienta a se preparar por eixos temáticos, criando fichas de estudo como educação, meio ambiente, saúde pública, entre outros. “Geralmente, os temas são bem abrangentes, e não pontuais. Dificilmente o ENEM traz temas focados em algum Estado brasileiro. Portanto, é importante pensar e argumentar com soluções para problemas de toda a nação, que atendam a todas as pessoas.”

 

Dicas para uma boa prova

1- Estude por eixos temáticos

Prepare-se a partir de temas como educação, saúde, meio ambiente, política e economia. Crie fichas de estudo com os principais assuntos relacionados a esses temas, com informações e dados relevantes.

 

2- É prática, não milagre

Não adianta chegar no dia da prova e querer fazer uma Redação nota 1000. Faça ao menos uma redação por semana, não apenas no dia da prova. Com mais prática, você conseguirá aprimorar sua técnica de escrita. E não desanime: alguns textos serão bons, outros nem tanto. Para ajudar na criticidade, tente criar grupos de amigos para escrever e ler os textos uns dos outros.

 

3- Planeje seu tempo

Pense que você tem 1h30 para escrever a redação. Então, organize-se para ler atentamente o texto de apoio, organizar as ideias, estruturar o texto no rascunho e passar a limpo.

 

4- Estruture seu texto

Sublinhe as ideias presentes no texto de apoio e desenvolva o texto no rascunho a partir da estrutura dissertativo-argumentativa: introdução, desenvolvimento e conclusão. Releia esse primeiro texto antes de passar a limpo, revendo gramática e ortografia.

 

5- Passe a limpo

Ao escrever o texto final, perceba se está legível, de forma que outra pessoa consiga entender. “A Redação precisa ser clara, objetiva e com letra legível”, lembra Lilian.

 

6- Não esperava esse tema. E agora?

Caso a temática seja completamente nova para você, busque, primeiramente, se acalmar. Faça uma leitura detalhada dos textos de apoio e identifique o direcionamento da prova. Filtre o que Exame está pedindo. Pense em uma frase sobre o assunto, daquilo que você se lembra ou do que já ouviu, para a introdução, para o desenvolvimento e para a conclusão. Depois, dê forma ao seu texto. Redação é planejamento, então estruture parte a parte, mesmo que precise dar um tempo no texto, indo para outras questões, e depois retornar para o fechamento.


Veja também:

Dicas de preparação para o ENEM: Linguagens, códigos e suas tecnologias

Dicas de preparação para o ENEM: Ciências da Natureza e suas tecnologias

Dicas de preparação para o ENEM: Ciências Humanas e suas tecnologias

Dicas de preparação para o ENEM: Matemática e suas tecnologias