Notícias

Dicas de preparação para o ENEM: Ciências da Natureza e suas tecnologias

Área do conhecimento aborda as disciplinas de Física, Química e Biologia

18/10/2022 - Atualizado em 04/11/2022

compartilhe

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será em algumas semanas, no dia 20 de novembro. Entre as questões do segundo dia de provas, estão as da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias, que aborda as disciplinas de Física, Química e Biologia.

Sobre essas questões, quem traz as dicas é o professor Luís Alexandre Rauch, do Colégio Sesi da Indústria de Irati.

 

O que é importante saber?

- Gráficos e tabelas: Para resolver grande parte das questões é imprescindível saber ler gráficos e tabelas, para conseguir coletar as informações corretas. “Saber se você está medindo uma distância em função do tempo, uma velocidade em função do tempo, se os dados estão nas unidades usuais”, exemplifica o professor.

- Mecânica, ótica e energia elétrica: Conceitos como frequência e amplitude do som, velocidade, calor e temperatura geralmente são abordados na prova. “Você pode se deparar com uma conta de luz e usar as informações dela para fazer cálculos de energia. Para isso, você vai fazer as associações do cálculo da conta de luz, dentro das equações de Física.”

- Natureza: Nas questões de Biologia, esteja atento às notícias atuais relacionadas a meio ambiente.

 

Dicas para uma boa prova

1- Provas anteriores

Uma das melhores formas de estudar para essa prova é resolver exercícios de edições anteriores do ENEM, buscando as informações que complementam o enunciado.

 

2- Coisas do cotidiano

Ciências da natureza não é um bicho de sete cabeças. É algo do dia a dia. Pense se a resposta condiz com a realidade. Por exemplo, é possível um carro chegar a 700 km por hora?

 

3- Leia o exercício

Não tente resolver o exercício antes de ler, grifar e organizar as informações principais. Muitos exercícios não precisam de cálculo para resolução. É possível responder corretamente usando apenas a lógica. Mas, para isso, é preciso interpretar as informações. “Na prova do ENEM, geralmente temos uma alternativa correta, outra alternativa para testar se você tem alguma informação equivocada sobre o assunto e duas alternativas que não tem relação com a resolução”, indica.

 

4- Revisão das equações

Fique atento às equações de Física, como da parte mecânica, cinética, eletricidade. Estes são alguns assuntos que podem cair na prova.

 

5- Não sei responder. E agora?

Caso você não saiba como resolver uma questão, não se apavore. Vá para a questão seguinte e, depois, quando sobrar o tempo, volte para responder aquela questão. “Enquanto você está resolvendo a questão, seu cérebro estará trabalhando na questão anterior. Mesmo sem a sua intenção. Quando você retornar, estará com um novo olhar.”

 

6- Gerencie seu tempo

Utilize o tempo total da prova. Não tenha pressa de ir embora. Quando cansar, levante-se, vá ao banheiro, tome água, relaxe, mude o foco e, então, você conseguirá voltar com uma atenção maior.


Veja também:

Dicas de preparação para o ENEM: Linguagens, códigos e suas tecnologias

Dicas de preparação para o ENEM: Redação

Dicas de preparação para o ENEM: Ciências Humanas e suas tecnologias

Dicas de preparação para o ENEM: Matemática e suas tecnologias