Notícias

Dicas de preparação para o ENEM: Ciências Humanas e suas tecnologias

Área do conhecimento aborda disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia

21/10/2022

compartilhe

A prova de Ciências Humanas e suas tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem 45 questões sobre as disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Mas como se preparar para a prova que acontece no dia 13 de novembro? A professora Edinéia Padilha Nothi, do Colégio Sesi da Indústria de Dois Vizinhos dá algumas dicas.

 

O que é importante saber?

- Matriz de referência: O ENEM traçou uma matriz com seis competências e 30 habilidades que são recorrentes na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova. Algumas temáticas são: transformações no espaço geográfico, instituições sociais, políticas e econômicas, cultura, cidadania, democracia, sociedade e meio ambiente, transformações tecnológicas e mundo do trabalho.

- História: Das 45 questões da prova, cerca de 20 são de História. Um dos assuntos recorrentes é a História Contemporânea. Atenção à História do Brasil: os últimos Exames trouxeram 16% das questões sobre o Período Imperial e o Período Colonial. O Período Republicano também é apontado como sendo bastante abordado.

- Filosofia: Ética, moral, teorias do conhecimento, Filosofia clássica, moderna e contemporânea, política, cidadania e democracia, justiça. A professora comenta que a Filosofia medieval tem sido explorada nas provas do ENEM.

- Sociologia: Compreensão da sociedade. Grande parte das questões envolve o mundo do trabalho, patrimônio cultural, formação da identidade brasileira, cultura de massa e ideologias.

- Geografia: Relação com o meio ambiente, valorização da geografia agrária, globalização e problemas ambientais.

 

Dicas para uma boa prova

1- Conheça a matriz de referência

É muito importante ter acesso aos conteúdos da matriz, que está disponível no site do Inep. Analise os conteúdos mais cobrados e recorrentes.

 

2- Conheça a prova

Realize simulados em plataformas que utilizam questões das edições anteriores do ENEM. Vale como treino e para entender o formato da prova.

 

3- Atualidades

Quando se fala em questões de atualidade, é preciso ter em mente o período em que a prova é idealizada. Por isso, a professora orienta que o foco de estudo das atualidades seja em fatos e eventos ocorridos até o primeiro trimestre do ano.

 

4- Leia atentamente

A prova de Ciências Humanas e suas tecnologias é totalmente vinculada ao enunciado, segundo a professora Edinéia. “Fique atento às instruções do enunciado e ao que você precisa responder. É possível que mais de uma alternativa seja verdadeira, mas é necessário associar ao que se pede no enunciado.”

 

5- Não é apenas pelas questões

A área de Ciências Humanas e suas tecnologias tem um peso ainda maior quando se pensa na Redação do ENEM. “Como um texto dissertativo-argumentativo, você precisa propor uma solução. Então, normalmente, aborda-se um problema social. Na área de Humanas está a questão dos problemas sociais, a tentativa de resolver esses problemas sociais. As disciplinas dessa área podem ajudar na elaboração da redação.”


Veja também:

Dicas de preparação para o ENEM: Linguagens, códigos e suas tecnologias

Dicas de preparação para o ENEM: Redação

Dicas de preparação para o ENEM: Ciências da Natureza e suas tecnologias

Dicas de preparação para o ENEM: Matemática e suas tecnologias