Notícias

Dicas de preparação para o ENEM: Matemática e suas tecnologias

Prova é a única com uma disciplina isolada e cobra conhecimento global do aluno

24/10/2022 - Atualizado em 04/11/2022

compartilhe

Matemática e suas tecnologias é um dos conteúdos mais temidos pelos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entre as provas que serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, esta é a única com uma disciplina isolada, exigindo do aluno conhecimento global.

Para te ajudar a focar nos estudos da Matemática, o professor Elson de Godoi, do Colégio Sesi da Indústria de Curitiba – Celso Charuri, deixa algumas dicas a seguir.

 

O que é importante saber?

- Assuntos recorrentes: Gráficos e tabelas, Geometria, Regra de 3 e Funções.

 

Dicas para uma boa prova

1- Organize seus estudos

Separe, ao menos, 40 minutos do seu dia para ler e compreender questões, fazer esquemas, criar a sua própria estratégia de estudo, resolver provas anteriores e entender a estrutura padrão do Exame.

 

2- Gerencie o tempo de prova

Como são cerca de 3 minutos para responder cada questão, leia a pergunta e veja se conhece o assunto. Se você não conhece sobre o assunto, leia o texto base, faça um link com a pergunta e crie um esquema. A partir disso, escreva as fórmulas. “Então, agora que você já tem uma estratégia para resolver, vamos a resposta. Lembre-se que, no Enem, são quatro alternativas, que podem te confundir. Faça a ligação entre a possível resposta, o texto de apoio e a pergunta para assinalar a opção correta”, orienta o professor.

.


Veja também:

Dicas de preparação para o ENEM: Linguagens, códigos e suas tecnologias

Dicas de preparação para o ENEM: Redação

Dicas de preparação para o ENEM: Ciências da Natureza e suas tecnologias

Dicas de preparação para o ENEM: Ciências Humanas e suas tecnologias