Notícias

Celebrando a criatividade e a inovação nos Colégios Sesi

Projetos inovadores e oficinas criativas cultivam o potencial dos estudantes para um futuro sustentável

17/04/2024

compartilhe

Para este Dia Mundial da Criatividade e Inovação, no próximo sábado, 21 de abril, nosso olhar se volta às iniciativas inovadoras desenvolvidas nos Colégios Sesi. Para a Organização das Nações Unidas (ONU), a data é um convite à reflexão do papel da criatividade e da inovação em todos os aspectos do desenvolvimento humano.

Por aqui, temos dezenas de projetos voltados para a indústria e para a sociedade, envolvendo sustentabilidade e tecnologia, linguagens e matemática, engenharias e ciências sociais. A criatividade e a inovação são cultivadas no ambiente educacional, preparando os estudantes para enfrentarem os desafios do mundo real e contribuírem de forma significativa para a sociedade.

Um dos exemplos é o projeto da equipe de robótica Immortalis, da Escola Sesi de Referência Internacional de Londrina.

Para a temporada Masterpiece da FIRST Lego League Challenge (FLL), os estudantes utilizaram a tecnologia para promover inclusão e acessibilidade. Eles pensaram em uma experiência fotográfica tátil para deficientes visuais! 📸

O FOTOBRAILE é um dispositivo que, a partir de inteligência artificial, torna as fotos sensíveis ao tato por meio de pinos com diferentes alturas e texturas. A ideia da equipe é que a experiência seja ainda mais completa, com sensores que emitam efeitos sonoros de acordo com a imagem, além de audiodescrição.

 

Oficina Criativa

Como parte do World Creativity Day Brazil 2024, evento oficial para comemorar a data, o Colégio Sesi da Indústria de Ponta Grossa vai realizar uma Oficina Criativa de Robótica para iniciantes.

Durante a oficina, ministrada pelos membros da equipe Robotinics, os participantes terão uma introdução à robótica com Lego e vão construir um robô empilhadeira, capaz de andar e levantar caixas.

🤖 A Oficina Criativa de Robótica – Iniciante acontece neste sábado, dia 20, às 15h30, no Centro de Criatividade, na avenida Visconde de Taunay, n. 262, centro de Ponta Grossa.

Inscreva-se aqui.