Notícias

Matemática no ENEM e Vestibulares

Usar a estratégia para resolver as questões pode salvar na hora da prova

28/04/2022

compartilhe

O esquenta para o ENEM e principais vestibulares do país já começou para a galera do Terceirão dos Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional. Abrindo os trabalhos do SUPERLIGA TERCEIRÃO, nesta quinta-feira, 28 de abril, tivemos uma aula-show mais que especial com o professor Fernando Barnabé, falando sobre MATEMÁTICA! Simmmm, a ciência exata que tem total relação com o mundo e que pode te salvar na somatória final de pontos, principalmente no ENEM, sabia? 

Durante o aulão, o professor Barnabé, que é licenciado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP e Mestre em Educação pela mesma instituição, resolveu vários exercícios do ENEM com a galera e deu a dica: “se você souber usar da estratégia para resolver as questões, sempre levando em consideração os conceitos do pensamento matemático, além da razão e da proporção, você pode garantir uma boa pontuação no final da prova”, revelou. 

Mas não é só isso, pessoal. Ficar ligado na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não contabiliza apenas o número total de acertos no teste, mas leva em consideração o número de questões por nível de dificuldade em cada prova e demais características dessas questões, é muito importante; a TRI afeta diretamente a pontuação final do ENEM. 

“Agora com a TRI, uma dica de ouro é sempre garantir as mais fáceis, mas criando estratégias para resolver cada problema. Os vestibulares e o ENEM dificilmente trabalham um único tema nas suas questões, a não ser que seja algo muito complexo. Por isso é muito importante prestar muita atenção ao enunciado. Razão e Proporção são as questões que mais caem no ENEM, portanto, usem da estratégia para agilizar os cálculos e não perderem muito tempo na hora da prova”, alertou. 

Ah! E se você ficou na dúvida sobre o tal do Pensamento Matemático que comentamos lá no início desse post, compartilhamos mais um ensinamento do Professor Barnabé: “São muitos tipos de pensamentos que precisamos desenvolver para que a gente consiga lidar com a Matemática como um todo. O Pensamento Matemático envolve os pensamentos Aritmético, Geométrico, Algébrico, Lógico e Computacional”, disse. “Por isso, é essencial desafiar-se! Busque construir diferentes estratégias de resolução para um mesmo problema. Pesquise ou crie soluções diferentes para os problemas. Troque com seus colegas as suas estratégias porque, ano que vem, eu quero ver vocês na universidade!”, finalizou. 

Legal, né?! E esse foi só o primeiro dos seis Aulões do SUPERLIGA TERCEIRÃO que estamos preparando para vocês. Fiquem atentos porque, em breve, vamos divulgar o calendário com os temas das próximas aulas-show elaboradas especialmente para vocês do SUPERLIGA TERCEIRÃO. \º/