Notícias

F1 in Schools: saiba como foi a participação das nossas equipes

Escuderias paranaenses foram surpreendentes na competição nacional

02/03/2024

compartilhe

Nossas equipes de F1 in Schools foram um sucesso no Festival Sesi de Educação. Todas elas tiveram boas participações, tanto nas pistas quanto nas salas de avaliação. Nessas salas, os times são avaliados nas áreas de gestão de projetos, empreendimento, engenharia e projeto social. Uma quinta avaliação é a Apresentação verbal, uma espécie de Shark Tank.

Mas foi na avaliação do projeto social que a emoção tomou conta! 😍

A Escuderia Tupã (Escola Sesi de Referência da Indústria de São José dos Pinhais), por exemplo, levou o projeto Aiyra, que leva o ensino da programação desplugada para estudantes de escolas públicas. “Nosso projeto mostra o lado divertido da matemática. Levamos a programação em blocos, mostrando que por meio da matemática é possível montar um robô e fazer coisas extraordinárias”, conta João Victor Freitas.

Além disso, a Tupã desenvolveu um material didático e um tabuleiro para o ensino da programação em blocos. “Nós choramos bastante na avaliação porque esse projeto social mexe muito conosco. Já se tornou parte do nosso estado.”

Recentemente, o projeto foi aplicado na aldeia indígena Alto Pinhal, na Escola Indígena Nītótū, em Clevelândia. Por meio de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEED-PR), a equipe pretende levar o projeto a mais escolas públicas.

A equipe levou o Prêmio Gestão de Projeto!

Do Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu, a escuderia feminina Takion Team ficou entre uma das 24 melhores equipes das corridas e foi chamada para as corridas Mata Mata. Tanto o tempo de reação quanto a velocidade do carro foram muito bons.

O melhor tempo da equipe na pista de corrida foi 1.316. “É muito rápido para o novo regulamento. Ficamos muito felizes com isso”, diz a piloto Maria Clara Rios. Ela também tem os dedos nervosos! O tempo de reação mais rápido de Maria Clara foi 164 milésimos de segundo!!!

“Nosso carro teve algumas dificuldades, mas estamos bem positivas para a próxima temporada.”

A equipe ficou em 23º lugar na Corrida Mata Mata e foi indicada no prêmio técnico de Patrocínio e Marketing.

A Escuderia Ampharos levou para as salas de avaliação seu empreendimento. Para Lara Rank, membro da equipe do Colégio Sesi da Indústria do Centro, de Curitiba, essa foi uma das melhores apresentações. “Tínhamos muitos pontos fortes para essa apresentação, já que a maior parte dos nossos membros estava muito focada nisso o tempo todo.”

Ela conta que a apresentação da marca da equipe, da identidade visual, da corrida por patrocinadores e todo o material estava na ponta da língua. “Foi algo muito natural. Não saiu algo decorado ou ensaiado, porque foram meses trabalhando no nosso empreendimento”, diz.

O feedback dos juízes foi muito positivo. “Foram muito atenciosos e nos parabenizaram pela área de empreendimento, além de reforçar os pontos de melhoria.”