Notícias

Sustentabilidade: o que isso tem a ver comigo

Alunos participam de palestra com Silvio Barros, em Curitiba

22/06/2022

compartilhe

Hoje foi dia de pensar e provocar reflexões em relação ao planeta e ao nosso papel enquanto seres humanos no mundo em que vivemos. E para fazer isso, os alunos dos Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional em todo o Paraná participaram de uma palestra exclusiva com o ex-secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Governo do Paraná e ex-secretário de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros. 

O evento, que teve como tema “Sustentabilidade: o que isso tem a ver comigo”, aconteceu no Auditório Mário de Mari, no Campus da Indústria do Sistema Fiep, e contou com a presença da Superintendente Sesi, IEL e Diretora Regional do Senai Paraná no Sistema Fiep, Fabiane Franciscone. 

“Esse ciclo de palestras visa oportunizar tanto para nossos alunos do Colégio Sesi da Indústria como das Faculdades da Indústria, conhecimento sobre o mundo e sobre o que está acontecendo em termos de sustentabilidade e relacionado ao meio ambiente, ao social e à economia, para que eles possam ampliar sua consciência como cidadão responsáveis pela transformação do mundo e sua própria sobrevivência”, disse Fabiane. 

“É extremamente importante possibilitar esse tipo de debate aos jovens e alertá-los sobre muitas coisas que eles ainda não tinha conhecimento, para que a mudança de comportamento, quer seja numa cobrança mais proativa ou numa mudança de atitude por parte deles, possa produzir os resultados que a Terra inteira está precisando”, disse Barros após a palestra. “Mais do que passar conceitos didáticos e pedagógicos, a Educação está para passar informação. A educação está aqui para informar as pessoas sobre o que está acontecendo e este papel não pode ser colocado em segundo plano no processo educacional. Esse tipo de atitude e debate é complementar ao processo pedagógico e é, no entender, absolutamente fundamental nos dias de hoje”, acrescentou. 

Silvio Barros, que é formado em Engenharia Civil com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), atua como consultor e palestrante na área de sustentabilidade e de gestão pública; por 15 anos trabalhou na Amazônia com o desenvolvimento de produtos e destinos de turismo sustentável, além de ter exercido papel de consultor do Ministério do Meio Ambiente para a Organização dos Estados Americanos (OEA) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), para a elaboração do PROECOTUR – Programa de Ecoturismo da Amazonia Brasileira.  Também conhecido por sua forte atuação política, Barros foi Secretário de Turismo do Estado do Amazonas (1991/92); Secretário de Esportes e Turismo do Estado do Paraná (1995/96); Prefeito de Maringá por dois mandatos (2005-2012); e mais recentemente, em 2018, atuou como Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná.