Notícias

Novo Ensino Médio e seus Itinerários Formativo

Agora você pode fazer uma formação Técnica Profissional concomitante ao Ensino Médio

26/04/2022

compartilhe

Na semana em que se comemora o Dia da Educação, 28 de abril, preparamos um conteúdo especial para desmistificar o Novo Ensino Médio e os seus Itinerários Formativos. Vamos lá? 

Tudo começou em 2017, com a criação da Lei Federal nº 13.415/2017, conhecida como Nova Lei do Ensino Médio. Em 2021, o Ministério da Educação (MEC), estabeleceu que a implantação da proposta aconteça de forma escalonada, começando em 2022 com o 1º ano do Ensino Médio, implementando junto às matrizes curriculares o projeto de vida e as trilhas formativas; em 2023, as unidades de ensino devem ofertar os Itinerários Formativos para que os alunos escolham aquilo que se encaixa melhor ao seu perfil e objetivos de vida e, em 2024, completar o ciclo, para os terceiros anos. 

Para quem já está no Ensino Médio (segundos e terceiros anos em 2022) nada muda; esses estudantes continuam na organização curricular anterior à implantação da nova lei, pois ingressaram no Ensino Médio em 2021, quando as mudanças ainda não estavam em vigor. 

Confira no infográfico abaixo, um resumo ilustrado com as principais mudanças:

Agora que você já conferiu o infográfico com o resumo das principais mudanças, leia abaixo as perguntas e respostas que preparamos com informações complementares para você.

  • Quais são os principais pontos da alteração? 

Entre os principais pontos da alteração estão o aumento da carga horária, que vai de 2.400 para 3.000 horase a possibilidade de os alunos escolherem os itinerários que querem cursar, trabalhando suas habilidades e competência por meio de Itinerários Formativos. 

“Com a Nova Lei do Ensino Médio, o currículo do ensino médio passa a ser composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por Itinerários Formativos. Além da mudança na carga horária, a proposta oferece aos alunos a oportunidade de realizarem uma formação técnica profissional de maneira integrada ao Ensino Médio”, explica Reinaldo Rodrigues, coordenador de educação e negócios do Sistema Fiep. “Nos Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional, por exemplo, vamos aproximar ainda mais nossos jovens do mundo do trabalho, potencializando o poder de empregabilidade e ganhos salariais assim que concluírem esta primeira etapa da educação. Aqui, eles terão a oportunidade de cursar o V Itinerário Formativo, que é a Formação Técnica Profissional por meio do Senai, referência nacional em educação profissional, com cursos desenhados exclusivamente para esta faixa de ensino e alinhados às previsões futuras de mercado para os próximos cinco anos”, acrescenta.

 

  • Como ficam as disciplinas e a carga horária dentro do Novo Ensino Médio? 

Com a reforma, a carga horária dos alunos, nos três anos, vai de 2.400 para 3.000 horas. Destas, 1.800 devem ser destinadas à formação geral, que são os conteúdos obrigatórios. As outras 1.200 horas integram a chamada “parte flexível do currículo", em que os alunos escolhem seus Itinerários Formativos; ou seja, as áreas em que pretendem se aprofundar. 

Já as disciplinas passam a ser chamadas de áreas do conhecimento e ficam divididas em quatro partes: 1) Linguagens; 2) Matemática; 3) Ciências da natureza; e 4) Ciências humanas. Elas são chamadas de "base comum curricular" e devem corresponder a 60% da carga horária total dos alunos matriculados. 

Para fechar 100% da carga horária das 3.000 horas previstas ao longo dos três anos, os alunos devem cumprir 40% dela por meio dos Itinerários Formativos, também chamados de “parte flexível do currículo”.

  • Em 2020, o Colégio Sesi da Indústria em Maringá participou do projeto piloto do Novo Ensino Médio. Confira o depoimento de quem já está participando dessa mudança.

  • O que são os Itinerários Formativos e como eles vão funcionar? 

Os itinerários formativos fazem parte da formação flexível, onde os alunos podem escolher em que áreas têm interesse de se aprofundar, concluindo, assim, a etapa da Educação Básica. Nos Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional, vamos trabalhar com os cinco Itinerários Formativos de maneira integrada, conforme abaixo: 

Itinerários Formativos Integrados de  Linguagens e suas tecnologias (I) + Ciências humanas e sociais aplicadas (IV); 

Itinerários Formativos Integrados: Matemática e suas tecnologias (II) + Ciências da Natureza e suas tecnologias (III); 

Itinerário Formativo V – Formação técnica e profissional por meio do Senai 

“Devemos trabalhar não pensando no conteúdo por si só, mas no desenvolvimento de habilidades e competências que tenham relação com o projeto de vida dos jovens matriculados no Ensino Médio”, orientou a doutora em avaliação pela Universidade de Brasília (UNB) e ex-coordenadora geral do INPE - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Camila Karino, durante a Semana Pedagógica Integrada do Sistema Fiep, realizada em janeiro para todos os professores e educadores do Sesi, Senai e IEL no Paraná. 

 

  • Novo Ensino Médio e Projeto de Vida: 

A Reforma também prevê a inclusão do chamado Projeto de Vida na grade curricular do Novo Ensino Médio. Na prática, isso quer dizer que, por meio de atividades, rodas de conversas e outros recursos, as instituições de ensino devem possibilitar aos alunos momentos de reflexão sobre seu futuro, não focando apenas no vestibular e na escolha de uma profissão para ingressar no mercado de trabalho, mas, sobretudo, apoiando e ensinando o jovem a estruturar o seu planejamento e projeto de vida. 

 

  • E como fica o ENEM com o Novo Ensino Médio? 

De acordo com o MEC, a partir de 2024 o ENEM estará alinhado às diretrizes curriculares do novo ensino médio. Chamado de Novo Enem, o Exame prevê, no primeiro dia, prova com perguntas relacionadas à formação geral básica do aluno, com foco nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, além da Redação. 

Já no segundo dia, o aluno terá que responder perguntas relacionadas ao Itinerário Formativo que fez durante o Ensino Médio, mas que também esteja ligado ao curso superior que deseja tentar uma vaga. Segundo o secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo, alunos que fizerem Curso Técnico ao longo do ensino médio poderão ganhar uma bonificação, caso haja relação com o curso escolhido na graduação.   

“As mudanças no ENEM começam a valer a partir de 2024, quando a implantação do Novo Ensino Médio estará concluída. Percebemos uma valorização na capacidade de reflexão e análise dos alunos, além de um incentivo a mais para aqueles que optarem pelo V Itinerário Formativo de maneira integrada ao Ensino Médio”, diz o coordenador de educação e negócios do Sistema Fiep, Reinaldo Rodrigues. “O mercado de trabalho e as boas universidades públicas e privadas valorizam os alunos que entram na graduação já com uma bagagem de formação técnica profissional, pois é certo que estes alunos detêm capital intelectual diferenciado, construído na Educação Básica”, finaliza.