Nossa proposta pedagógica é baseada no movimento STEAM - Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics). Uma educação que utiliza as metodologias investigativas de ciências, matemática e engenharia, bem como de artes e design, em sinergia com os processos educativos e tecnologias diferenciadas (robótica, programação, laboratórios portáteis de ciências, plataformas adaptativas de aprendizagem) para formar um aluno crítico, criativo e preparado para atuar nos mais diferentes campos de trabalho existentes e aqueles que ainda virão em um futuro muito próximo. 

Com projetos transdisciplinares, salas invertidas e as metodologias ativas, o aluno é o protagonista no processo de ensino e aprendizagem. Somos uma escola que estimula o aprendizado por meio da resolução de problemas e que ajuda a desenvolver competências socioemocionais fundamentais para a vida e para o mundo do trabalho, como: capacidade de trabalho em equipe, resiliência, comunicação desenvolta e criatividade.  

Investigar > Descobrir > Conectar > Criar > Refletir  

Com as Oficinas de Aprendizagem, os alunos trabalham em equipe para solucionar problemas do dia a dia. As salas de aula e laboratórios abrem espaço para o protagonismo, a criatividade e a aplicação prática de todo o conteúdo de forma interdisciplinar. As atividades relacionam o aprendizado de várias disciplinas e a experiência de trabalhar em equipe sob a orientação dos professores desenvolve as habilidades que a indústria e a vida exigirão.  

Além do currículo base, o estudante terá uma formação focada na indústria. Uma educação fundamentada em uma metodologia dinâmica e integrada, para formar jovens éticos, transformadores e em sintonia com a inovação e as necessidades da indústria.  

As Oficinas de Aprendizagem são organizadas em torno da resolução de desafios, ou seja, uma situação ou um problema real, com questionamentos que são propostos pelos professores. A proposta da Escola Sesi permite que os estudantes escolham os desafios que pretendem resolver e gerenciem sua aprendizagem, desenvolvendo assim, competências e habilidades, a partir da mediação dos professores e do trabalho em equipe. Estes desafios devem ser analisados, estudados, pesquisados e abordados de diferentes maneiras pelos alunos, para a construção de uma ou mais soluções.