A Escola Sesi de Referência Internacional em Londrina é pioneira no Brasil e passará a integrar, em 2023, a rede de Educação Básica do Sesi no Paraná - composta por mais de 30 unidades entre Colégio Sesi da Indústria, Colégio Sesi Internacional e Escola Sesi de Referência. 
 
Com uma proposta pedagógica inovadora, a Escola Sesi de Referência Internacional, une a infraestrutura moderna e tecnológica da Escola Sesi de Referência da Indústria com o ensino bilíngue do Colégio Sesi Internacional. 
 
A Escola realiza o desenvolvimento das atividades em língua inglesa de três formas:  
 
Laboratório de línguas 
Os alunos passam por testes de proficiência e participam das turmas de acordo com seu nível linguístico 
 
Aulas ministradas 100% em inglês  
Tech Studies, Geography, Art, History 
 
Afterschool Workshops 
Atividades extracurriculares ministradas em inglês 
 
O diferencial é a imersão na língua que todas essas atividades proporcionam, tornando o aprendizado mais significativo e alcançando um nível de fluência superior. Para isso, estamos em constante aprimoramento da metodologia, realizando a gestão dos resultados nos exames internacionais (TOEFL ITP, TOEFL JR, IELTS). O objetivo é realizar a entrega mais alinhada com os padrões internacionais em termos de nível de proficiência. 
 
A Escola Sesi de Referência Internacional tem como princípios: o foco nas necessidades da indústria; a eficiência na gestão; o ensino inovador e de qualidade; a sustentabilidade e a modernização da infraestrutura com tecnologia de ponta.
  
Estruturada em quatro grandes eixos de atuação: organização de conteúdo e de formação de professores; tecnologias educacionais; gestão escolar e infraestrutura física. 
 
Escola Sesi de Referência da Indústria
Ao entrar em uma Escola Sesi de Referência da Indústria, os alunos mergulham em um mundo educacional completo. A arquitetura dos ambientes estimula e facilita o acesso a recursos e ferramentas de ensino e aprendizado, proporcionando novas experiências e o suporte necessário para a expansão de todo o potencial dos estudantes - e tudo isso com ensino bilíngue. 
 O projeto da escola foi desenvolvido para atender o programa sistêmico SISTEMA SESI DE EDUCAÇÃO DE EXCELÊNCIA, direcionando a educação dos jovens às reais necessidades do mundo moderno, em atendimento à indústria, possibilitando o preparo dos estudantes para o exercício da cidadania e o mercado de trabalho.  
Para isso, a escola conta com uma infraestrutura moderna e tecnológica e com um currículo próprio, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que oferece uma proposta pedagógica baseada no movimento STEAM - Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (em inglês Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics). Uma educação que utiliza as metodologias investigativas de ciências, matemática e engenharia, bem como de artes & design, em sinergia com os processos educativos e tecnologias diferenciadas (robótica, programação, laboratórios portáteis de ciências, plataformas adaptativas de aprendizagem) para formar um aluno crítico, criativo e preparado para atuar nos mais diferentes campos de trabalho existentes e aqueles que ainda virão em um futuro muito próximo. 
Colégio Sesi Internacional
A primeira sede foi inaugurada em 2014, em Curitiba, na unidade do Campus da Indústria, e oferece o Ensino Fundamental Il e Ensino Médio Bilíngues. Desde então foram inauguradas a unidade Internacional em Londrina e Ponta Grossa, o Colégio Sesi Internacional Trilíngue, em Foz do Iguaçu e a unidade Portão, em Curitiba. A partir de 2021, o Colégio Sesi Internacional se aproximou da indústria por meio de parcerias com os institutos Senai de Tecnologia, universidades estrangeiras e certificações voltadas para transformação digital. 
 
Reconhecimento Internacional
Hermès de l’innovation 
A metodologia inovadora fez com que o Colégio Sesi fosse a primeira instituição brasileira a ganhar o prêmio Hermès de l’innovation 2011, concedido pelo Instituto Europeu de Inovação e Estratégias Criativas, na França. 
Showcase School da Microsoft 
As unidades do Colégio Sesi Internacional ficaram entre as escolas mais inovadoras do Brasil e do mundo, recebendo, em 2017, o reconhecimento pela metodologia diferenciada que faz uso de ferramentas da Microsoft. O selo Showcase School, concedido pela empresa norte-americana, premiou as unidades de Curitiba, Ponta Grossa e Londrina. Em 2021, a unidade trilíngue de Foz do Iguaçu passou a possuir o selo Showcase School também. Londrina assim como a unidade de Curitiba, renovaram o reconhecimento em 2022/2023.
 
Sobre o Sistema Fiep  
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.