RH dá a dica

Um currículo para chamar de seu!

Saiba como destacar seu currículo para conquistar a vaga dos sonhos

04/02/2021 - Atualizado em 31/03/2021

compartilhe

Montar o currículo é uma parte importante e necessária na vida de qualquer pessoa que queira entrar no mercado de trabalho. Mas você sabe qual a melhor forma de montar seu currículo?

Segundo Marília Guimarães, coordenadora de educação do IEL Paraná, as primeiras informações devem ser como um cartão de visita. “Deve-se colocar informações básicas, nome completo, telefone, endereço, idade e-mail e se você tiver inclua o link para seu perfil no LinkedIn”, conta. Atenção para um detalhe importante quanto à segurança das informações: “não se deve colocar números de documentos pessoais, isso só será necessário se você for aprovado em um processo seletivo”, lembra a coordenadora.

Outra dica é considerar no currículo suas experiências e conhecimento adquirido, caso você já tenha alguma. “Muitas vezes quando o profissional está iniciando sua carreira, construindo seu primeiro CV, sente-se inseguro por não ter registros de experiências de trabalho, por isso é importante antes de começar a fazer o CV avaliar o que já fez”, lembra Marília. Um curso, um apoio em alguma atividade desenvolvida pela família ou amigos, atividades realizadas no colégio podem ser interessantes de serem faladas no momento da entrevista. “Na apresentação destas experiências ou conhecimentos, as informações devem estar apresentadas numa ordem cronológica para que se tenha uma sequência lógica e coesa dos fatos. É preciso listar habilidades e competências que possui e dar destaque para as mais relevantes. É importante priorizar as informações essenciais, prezando sempre pela objetividade”, conta.

 

E como incluir as famosas “softskills” no currículo?

 

Se for seu primeiro currículo, a sugestão é que o campo “experiencia profissional” seja substituído por “qualificações”. Neste espaço, você pode colocar as características e conhecimentos adquiridos que poderão ajudar na posição almejada. Cite os projetos que participou no ambiente escolar, as atribuições e responsabilidades que teve em cada etapa. Se participa ou participou de grupos de estudos, clubes de leitura, teatro etc. “Tudo isso é experiência e aprendizados que são valorizados. São nestes espaços que começamos a experimentar papéis que terão grande influência na nossa vida profissional, vamos descobrindo onde nos sentimos mais confortáveis, mais confiantes, onde podemos fazer melhor nossas entregas”, conta Marília, do IEL Paraná.

Gostou da matéria e quer indicar um tema para o blog? Nos encaminhe pelas redes sociais do Colégio Sesi da Indústria.