RH dá a dica

Conheça as possibilidades de carreira na indústria

Está descobrindo o mercado de trabalho agora? Você precisa ler essa matéria

04/02/2021 - Atualizado em 10/02/2021

compartilhe

Você já parou para pensar em quantas oportunidades a indústria brasileira e internacional ofertam aos trabalhadores? A indústria é um dos pilares econômicos do Paraná e conta com grandes oportunidades de carreira para jovens que estão descobrindo o mercado de trabalho.

“As possibilidades de carreira na indústria são inúmeras e tem suas variações de acordo com cada indústria, desde a sua operação produtiva, planejamento da produção, manutenção, controle de qualidade, entre outros”, lembra Marilia Wanderley Guimaraes, coordenadora de educação do IEL Paraná. Assim como as responsabilidades podem estar mais voltadas para parte técnica, analítica, de gestão e assim por diante.  “Um dos pontos principais é que dentro deste setor, com o avanço tecnológico e a modernização dos postos de trabalho, surge a recorrente necessidade de criação de novas funções e/ou adaptação das funções existentes, por isso a importância das capacitações”, explica.

Como saber se trabalhar na indústria é para mim?

Uma boa opção é iniciar com a realização de um curso na área de interesse e verificar se a capacitação irá despertar ou não o interesse no segmento. “O processo de transformação que existe na indústria é muito significativo e é apaixonante para muitas pessoas”, esclarece Marília.

O Colégio Sesi da Indústria mostra para o aluno diversas possibilidades de atuação profissional. “Os jovens têm muitas dúvidas sobre o futuro profissional e querem explorar suas habilidades, saber qual pode ser seu futuro no mercado de trabalho. Nossa metodologia traz várias oportunidades para os estudantes trabalharem e estudarem, baseado nos desafios reais da indústria. Oferecemos módulos com foco nas oportunidades do mercado de trabalho, aproximação com RH das indústrias brasileiras e de cursar, ao mesmo tempo, um curso no Senai”, conta Jacielle Feltrin, gerente de Educação e Negócios do Sistema Fiep.

No colégio, desde cedo, a formação está alinhada com as demandas da indústria e aproxima os estudantes do mercado de trabalho. Entre as atividades voltadas ao aperfeiçoamento e progresso dos estudantes, estão a oficina Fabricando o Futuro (uma vivência nos desafios da indústria, com visitas de representantes das empresas para bate-papos com alunos); palestras com profissionais da indústria (que abordam diversos temas, como indústria 4.0, mulheres na indústria, IoT e IA e transformação digital); e Oficinas Tecnológicas, na qual desenvolvem competências para inserção no mercado de trabalho, com simulação de processos industriais.

Gostou da matéria e quer indicar um tema para o blog? Nos encaminhe pelas redes sociais do Colégio Sesi da Indústria.