RH dá a dica

Último Bate-Papo de Carreiras de 2022 aborda habilidades relacionais

Convidadas para a conversa, Giovana Werneck e Roberta Oliveira falaram sobre as competências necessárias na indústria

24/11/2022

compartilhe

O 4º e último Bate-Papo de Carreiras deste ano aconteceu nessa quinta-feira, 24, com a presença da gestora do Grupo Convicta, Giovana Werneck, e da responsável pelo setor jurídico, Roberta Oliveira. O tema do encontro foi “Competências e habilidades para a indústria”, e teve como mediadora a aluna Stephany Rodrigues, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Sesi da Indústria de Guarapuava.

Giovana trouxe um panorama da indústria de construção civil no momento de pós-pandemia de Covid-19, que expandiu consideravelmente. “Muitas pessoas aproveitaram para construir e reformar. De 90 funcionários, fomos para 250. Tivemos o maior faturamento do Grupo Convicta em 32 anos”, conta.

Com a expansão, a empresa percebeu a necessidade de treinar e capacitar a mão de obra. Nesse sentido, Roberta comenta sobre a necessidade de desenvolver as competências técnicas e socioemocionais. “As competências técnicas são testadas a todo momento, mas as relacionais são colocadas à prova em determinados momentos. Por isso, vejo três habilidades como as mais importantes: coragem, persistência e comunicação”, diz. As habilidades, segundo ela, podem ser desenvolvidas a partir do trabalho em equipe.

Sobre esse assunto, a aluna Stephany reforça o diferencial da metodologia dos Colégios Sesi. “Aqui, não aprendemos apenas para ter uma boa nota no ENEM ou passar nos vestibulares, mas também aprendemos a conviver com as pessoas. Com as oficinas de aprendizagem, trabalhamos em equipe diariamente, em que cada aluno exerce um papel na equipe, desenvolvendo o pensamento crítico e a resolução de problemas”, aponta.

Para o coordenador de Educação e Negócios, Reinaldo Rodrigues dos Santos, o Bate-papo de Carreiras é um ótimo momento de aproximação dos alunos com a indústria. “Em nossos Colégios, desenvolvemos, a partir dos conteúdos, objetos de aprendizagem atrelados ao desenvolvimento de habilidades e competências relacionais. Para se ter uma ideia, a indústria paranaense criou mais de 26 mil vagas de trabalho entre janeiro e setembro deste ano, e todas as áreas de atuação buscam profissionais com essas competências”, completa.

O Bate-papo de Carreiras está disponível no Canal da Indústria do Sistema Fiep. Veja (ou reveja) agora mesmo neste link.