Nrs

NOTÍCIAS

Tudo o que você precisa saber sobre a Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

Independente da obrigatoriedade, são capazes de evitar doenças e aumentar a produtividade

06/03/2023

compartilhe

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) serve para avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, visando a integridade física e saúde, analisando os agentes ergonômicos peculiares à atividade desenvolvida e buscando a eliminação e/ou minimização dos riscos através de implantações de melhorias.

“Além de atender à legislação (NR-17), uma Análise Ergonômicas do Trabalho bem elaborada, é capaz de reconhecer os possíveis riscos ergonômicos (físicos, cognitivos e organizacionais) de um ambiente laboral, auxiliando na mitigação e/ou eliminação tais riscos, além de apontar as melhores ações de prevenção, visando o bem-estar dos trabalhadores e maior eficiência dos processos de trabalho”, afirmam Lidiane Mara Stefani, fisioterapeuta ergonomista, e Mariano Alberichi, engenheiro de Segurança do Trabalho, ambos do Sesi Paraná,

Mas, quem precisa dela?

Todas as organizações dos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como os órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário e Ministério Público que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT precisam realizar a Análise Ergonômica do Trabalho.

Lidiane e Mariano contam que com a nova revisão da NR-17, quem é Microempreendedor Individual (MEI), microempresa (ME) e empresa de pequeno porte (EPP) com grau de risco 1 e 2 (conforme Quadro I da NR-4) não é obrigado a elaborar a AET. No entanto, deve atender todos os demais requisitos estabelecidos na NR-17 quando aplicáveis, deve elaborá-la quando o PCMSO sugerir para acompanhamento dos trabalhadores ou, ainda, quando for identificada a necessidade no PGR.

“Mas, nada impede a elaboração da AET, seja por recomendação do SESMT ou interesse da empresa na prevenção da saúde de seus trabalhadores”, afirmam os profissionais. “Uma AET bem realizada consegue aprimorar ainda mais os padrões de qualidade, saúde e segurança da empresa, otimiza a produtividade, evita que haja adversidades nas realizações de tarefas e processo, além de prevenir lesões osteomusculares, doenças psicossociais, absenteísmo, entre outros.”

O Sesi Paraná possui um quadro de profissionais especialistas em ergonomia, com amplo conhecimento e expertise na área, realizando a Análise Ergonômica do Trabalho de acordo com a NR-17, assessoria e consultoria em Ergonomia e Implantação e Acompanhamento do Comitê de Ergonomia nas empresas e muito mais.

Sabia que a AET pode sair de graça?

Você já conhece o Retorno Garantido Sesi – Cashback de Programas Legais? A indústria que contrata o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) ou PGR e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), ganha 100% do valor investido em créditos para compra de programas legais, entre eles a AET.

 

NOTÍCIAS