As Redes de Desenvolvimento local atuam mobilizando e articulando atores locais, incluindo além das pessoas, o comércio, as escolas, igrejas, instituições e governo para atuarem em rede. As Redes são implementadas de modo que seus moradores sejam agentes ativos das mudanças que desejam, reforçando os vínculos e a cooperação entre os diferentes atores.
Para a implementação das Redes de Desenvolvimento Local é aplicada uma metodologia de indução do desenvolvimento local baseada no investimento em capital social.
Capital social é um recurso para o desenvolvimento para explicar por que certos conjuntos humanos conseguem criar ambientes favoráveis à boa governança, à prosperidade econômica e à expansão de uma cultura cívica capaz de melhorar as suas condições de convivência social.
A metodologia escolhida para o desenvolvimento dessas Redes se baseia na ideia de que o capital social depende, fundamentalmente, de duas coisas: das redes sociais (que ligam horizontalmente pessoas-com-pessoas, peer-to-peer, ou P2P) e da democracia (na base da sociedade e no quotidiano do cidadão).