Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




11/07/2014

Observatório de Indicadores de Desenvolvimento

Contribui com o desenvolvimento por meio do monitoramento de indicadores que retratam a qualidade de vida e a sustentabilidade do Estado. Tem o compromisso de disponibilizar sistemas de informações e realizar estudos para subsidiar tomadas de decisões e execução de projetos.

Em dez anos de atuação, o Observatório trabalhou realizando análises dos indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para o Paraná e suas mesorregiões. Foram distribuídos mais de 100 mil impressos, contendo informações estruturadas sobre a situação dos ODM nas diversas localidades. Apresentou sua metodologia de trabalho em eventos nacionais e internacionais, nos cinco continentes. Considerada uma das melhores práticas em favor do desenvolvimento local, ganhou o Prêmio Internacional de Dubai 2008, promovido pelo UN-HABITAT.

Desenvolveu e mantém o Portal ODM, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Reúne indicadores sociais, econômicos e ambientais dos 5.565 municípios brasileiros, que podem ser utilizados pela iniciativa privada, pelo setor público e pelo terceiro setor na realização de suas atividades. As informações são periodicamente atualizadas e apresentadas de maneira simples, com gráficos e textos explicativos. Desde o seu lançamento, em 2009, o Portal teve mais de 2 milhões de acessos; com média de 40 mil novos visitantes ao mês. Também disponibiliza o DevInfo, um sistema de informações usado pela ONU para monitorar os ODM em todo o mundo e adaptado pelo Observatório à realidade brasileira, o qual permite construir tabelas, gráficos e mapas, assim como cruzar dados e monitorar outros temas.

Em 2010, visando maior disseminação de conhecimentos sobre indicadores, foi criado o curso a distância “Indicadores para avaliar e monitorar políticas, programas e projetos”, um dos cursos mais procurados dos ofertados pelo SESI PR.

Em 2013, o Portal ODM e o Movimento Nós Podemos Paraná ganharam o Prêmio Finep, categoria Tecnologia Social, Região Sul. Também, foram vencedores do Green Project Awards.