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Unidades Móveis de Saúde

Saúde para o trabalhador com mobilidade e flexibilidade para impulsionar a sua indústria

Saúde para o trabalhador com mobilidade e flexibilidade para impulsionar a sua indústria

As Unidades Móveis de Saúde contam com as carretas do Programa Cuide-se+, Vacina, Raio-x, Odontologia e NRs que atendem os colaboradores da sua empresa a partir de exames de prevenção de câncer, saúde ocupacional e bucal e treinamento especializado.  

   

Saúde Ocupacional

A Unidade Móvel de Saúde Ocupacional foi projetada para oferecer serviços de saúde essenciais. Composta por dois espaços distintos - um consultório médico e uma sala equipada com cabine audiométrica - essa unidade oferece uma gama de cuidados médicos, incluindo consultas e uma variedade de exames como ECG, EEG, espirometria, exames laboratoriais, audiometria, e muito mais. 

 

Vacina

A Unidade Móvel Ocupacional com Vacina foi criada para oferecer cuidados de saúde e realizar a vacinação durante campanhas contra a gripe. Dividida em dois espaços distintos - um consultório médico equipado com geladeira para o armazenamento de vacinas e uma sala com cabine audiométrica - essa unidade proporciona consultas médicas completas, além de uma ampla gama de exames, como ECG, EEG, espirometria, exames laboratoriais, audiometria e muito mais. 

 

Raio-x

A Unidade Móvel Ocupacional com raio-x foi projetada para oferecer cuidados de saúde e realizar exames radiográficos. Dividida em dois espaços funcionais - um consultório médico e uma sala equipada com aparelho de raio-x - essa unidade proporciona consultas médicas abrangentes, juntamente com uma variedade de exames como ECG, EEG, espirometria, exames laboratoriais e muito mais.

 

Odontologia 

A Unidade Móvel Odontológica foi especialmente desenvolvida para proporcionar tratamentos odontológicos de alta qualidade aos trabalhadores e seus dependentes, com ênfase na prevenção e na educação para uma saúde bucal completa. Atualmente, contamos com seis Unidades Móveis que oferecem espaços dedicados a tratamentos preventivos, incluindo consultas clínicas, limpeza, restaurações, além de atender a casos de urgência e emergência. Cada unidade está equipada também com áreas destinadas à limpeza e esterilização dos instrumentos, garantindo padrões de higiene. 

 

Programa Cuide-se+ 

O Programa Cuide-se+ conta com uma Unidade Móvel dedicada a promover a saúde, oferecendo exames e orientações essenciais para a prevenção do câncer. Equipada com tecnologia especializada, essa unidade realiza exames de Mamografia para detecção do câncer de mama, coleta de exames de Papanicolau para prevenção do câncer de colo de útero, análise de PSA para o câncer de próstata e avaliação da pele para detecção precoce do câncer de pele. 

 

NRs 

A Unidade Móvel de NR foi projetada para oferecer treinamento especializado a trabalhadores que precisam entrar em Espaços Confinados conforme a Norma Regulamentadora 33 (NR33). Essa unidade proporciona a simulação realística de entrada em ambientes confinados, o uso de equipamentos específicos para esses locais e até mesmo simulações de resgate, preparando os profissionais de forma prática e segura para essas situações desafiadoras. 

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  • Programas de Promoção à Saúde

Programa de Saúde Mental Sesi

Descubra o Programa de Saúde Mental Sesi! A solução abrangente em Saúde Mental Ocupacional.

Descubra o Programa de Saúde Mental Sesi! A solução abrangente em Saúde Mental Ocupacional.

O QUE É

É um programa completo em Saúde Mental Ocupacional, com o objetivo de fortalecer o tema de Saúde Mental na cultura organizacional e disponibilizar opções terapêuticas aos colaboradores. Inspirado nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Organização Internacional do Trabalho (OIT), é a garantia de um ambiente organizacional mais saudável e produtivo. 

 

COMO FUNCIONA?

O Programa integra 3 Eixos:  

   1. Mapeamento de Fatores Psicossociais no ambiente de trabalho  

O Sesi disponibiliza aos colaboradores um questionário eletrônico validado cientificamente, com foco na indústria e realidade brasileira, para rastrear os fatores psicossociais da organização. Após a realização do mapeamento, é gerado um relatório para a empresa com os pontos identificados como de proteção e possibilidade de risco à Saúde Mental.

   2. Capacitação de Líderes e Colaboradores  

O Sesi oferece capacitação para líderes e colaboradores da empresa em temáticas de Saúde Mental no ambiente de trabalho, auxiliando com orientações de boas práticas e prevenção do adoecimento mental.    

   3. Terapêutica 

O Sesi oferta terapêutica individualizada para os casos que demandam acompanhamento. Com a opção de utilizar o Cartão SESI Viva+ (telessaúde) e também com atendimentos in company (presencial). 

 

VANTAGENS  

  • Metodologia Sesi inspirada nas diretrizes da OMS e OIT, com instrumentos validados para a indústria e realidade brasileira;  

  • Permite guiar ações de prevenção, promoção e terapêutica em Saúde Mental;  

  • Ações de psicoeducação que promovam Saúde Mental e bem-estar no ambiente de trabalho; 

  • Escuta especializada e terapêutica individualizada, por telessaúde e presencial. 

  • SERVIÇOS
  • Saúde Ocupacional

Exames de Auxílio Diagnóstico

Auxiliam na identificação e monitoramento de doenças visando à promoção e manutenção da saúde.

Auxiliam na identificação e monitoramento de doenças visando à promoção e manutenção da saúde.

O QUE É

O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, realiza exames complementares às consultas clínicas ocupacionais. O objetivo é avaliar e monitorar a saúde dos trabalhadores.

COMO FUNCIONA?

Os atendimentos podem ser realizados na própria empresa, obedecendo aos prazos e periodicidades propostas pelo médico coordenador no PCMSO. Ao final de cada consulta é emitido um ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) para cada trabalhador. 

EXAMES REALIZADOS 

  • Teste de visão (acuidade visual).
  • Espirometria.
  • Exames de imagem
  • Exames radiológicos.
  • Eletrocardiograma.
  • Eletroencefalograma.
  • Exames laboratoriais toxicológicos e clínicos.
  • Audiometria: exame para avaliação da audição do trabalhador exposto a níveis de pressão sonora elevados, atendendo a obrigatoriedade legal que visa o controle da exposição ocupacional a riscos que possam afetar a saúde do trabalhador.
  • Avaliação Osteomuscular: prevenção ou detecção precoce de lesões já instaladas.

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Mapeamento de situações de risco.
  • Resguarda a empresa de possíveis ações trabalhistas relacionadas a doenças decorrentes a exposição do trabalhador.
  • Monitora o estado de saúde do trabalhador.
  • Conformidade com a legislação.

PARA QUEM É DESTINADA?

Indústrias e empresas de todos os portes e setores.

programas documentos legais plano proteção respiratória PPR doenças ocupacionais agentes químicos
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  • Programas e Documentos Legais

Plano de Proteção Respiratória (PPR)

Controla as doenças ocupacionais provocadas pela exposição dos trabalhadores a agentes químicos.

Controla as doenças ocupacionais provocadas pela exposição dos trabalhadores a agentes químicos.

O QUE É

O documento encontra-se em acordo com a Instrução Normativa nº. 1 de 11 de abril de 1994 do Ministério do Trabalho e Emprego, o qual estabelece a obrigatoriedade da implementação do PPR em todo estabelecimento de trabalho onde for necessário o uso de Equipamento de Proteção Respiratória.

COMO FUNCIONA?

O Programa de Proteção Respiratória do Sesi no Paraná constitui em um conjunto de medidas práticas e administrativas que devem ser adotadas por toda empresa onde for necessário o uso de respirador. O objetivo é estabelecer requisitos mínimos para a elaboração, execução, implementação e administração de um programa sobre a seleção e uso correto dos equipamentos de proteção respiratória, garantindo a proteção esperada.

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Conformidade com as regulamentações e legislação.
  • Melhoria do bem-estar do trabalhador no local de trabalho.
  • Aumento da produtividade do trabalhador.
  • Diminuição da taxa de absenteísmo. Menos custos com ações trabalhistas devido a problemas respiratórios.
  • Redução de NTEP e FAP.

PARA QUEM É DESTINADA?

Trabalhadores das indústrias expostos a agentes químicos.

programas documentos legais NR NR-01 PGR gerenciamento riscos adequar
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Nova NR-01 traz mudanças para o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)

Saiba o que muda e o que as empresas têm que fazer para se adequar.

Saiba o que muda e o que as empresas têm que fazer para se adequar.

O QUE É

A nova redação da Norma Regulamentadora 01 (NR-01), que entrou em vigor em 03 de janeiro de 2022, trouxe mudanças significativas nas diretrizes de gestão de riscos ocupacionais, indo de acordo à modernização das NRs. As novidades estão no Programa de Gerenciamento de Riscos.

O PGR passa a contemplar os cinco riscos ocupacionais:

• físicos

• químicos

• biológicos

• ergonômicos

• de acidentes.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da NR-09 deixou de valer e estará associado à parte de higiene ocupacional (avaliações quantitativas).

MAS O QUE MUDA?

O PGR propõe um novo modelo de gestão de riscos, uma mudança cultural que irá impactar no modo de pensar, planejar e agir das empresas.

E O QUE O SESI PODE FAZER?

O PGR terá como entrega básica o Inventário de Riscos e o Plano de Ação, que se antes eram apenas uma formalidade, agora passa a ser uma ferramenta de Gestão em Segurança do Trabalho ativa e periódica dos riscos ocupacionais.

O Sesi Paraná, que tem 75 anos de atuação em segurança e saúde do trabalho, oferta a criação do PGR para as indústrias, com Plano de Ação, além do Inventário de Riscos, ferramentas que auxiliam na estratégia de gestão dos riscos ocupacionais, sugerindo adequações com medidas preventivas e dando suporte à tomada de decisão da empresa.

O Inventário irá mapear todos os riscos existentes na empresa e a partir dele, elabora-se o Plano de Ação, que estabelece os riscos no ambiente laboral que devem ser eliminados, mitigados ou neutralizados. Além da NR-01, o PGR do Sesi tem um portfólio de serviços que poderá fazer parte do GRO – Gerenciamento de Risco da Empresa.

Para saber mais, procure o Sesi mais próximo ou ligue 0800 648 0088. 

O Sesi Paraná também preparou um material explicando as principais mudanças. Para baixa-lo gratuitamente, clique aqui.

PPPA
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Programa de Prevenção de Perdas Auditivas (PPPA)

Monitora a audição dos trabalhadores que estão expostos a ruídos e outros fatores de risco.

Monitora a audição dos trabalhadores que estão expostos a ruídos e outros fatores de risco.

O QUE É

Anexo ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), o PPPA tem como objetivo monitorar possíveis danos à saúde auditiva do trabalhador, em especial os que se encontram expostos a níveis de ruído com dose superior a 0,5 (80 dB (A) para jornada de 8 horas e/ou à exposição de produtos químicos, vibração e outros agentes que possam afetar a audição. 

COMO FUNCIONA?

O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, atua diagnosticando, prevenindo e controlando as perdas auditivas induzidas por níveis de pressão sonora elevados, auxiliando as empresas a cumprirem com a legislação vigente minimizando demandas judiciais nas esferas trabalhista, cível e criminal.

SERVIÇOS OFERTADOS 

  • Identificação e avaliação dos riscos para a audição.
  • Indicação de medidas de controle da exposição ao risco - coletivas e individuais.
  • Avaliação e monitoramento audiológico dos trabalhadores expostos aos ruídos.
  • Realização de ações educativas e de prevenção.

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Diminuição da fadiga do trabalhador e consequente melhoria da sua qualidade de vida, que pode refletir na sua produtividade, e redução do risco de acidentes.
  • Melhoria da comunicação interpessoal do trabalhador, que facilitam as relações de trabalho.
  • Diminuição do estresse, doenças cardiovasculares, entre outras, que podem ser causadas por exposição excessiva a ruídos.
  • Realização de ações educativas e de prevenção.
  • Redução de gastos futuros com possíveis pagamentos por indenizações.

PARA QUEM É DESTINADA?

Indústrias cujos trabalhadores estão expostos a fatores de riscos que podem afetar a audição, como: ruídos, produtos químicos e vibrações.

  • SERVIÇOS
  • Programas e Documentos Legais

Análise Ergonômica do Trabalho (AET)

Permite a identificação de pontos de melhorias a partir da análise do ambiente de trabalho.

Permite a identificação de pontos de melhorias a partir da análise do ambiente de trabalho.

O QUE É

A ergonomia objetiva levantar e corrigir as situações de riscos laborais nos postos e ambientes de trabalho, como também a organização para preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, por meio de técnicas de adaptação de elementos do ambiente de trabalho aos colaboradores.

COMO FUNCIONA?

O Sesi no Paraná realiza a Análise Ergonômica do Trabalho, de acordo com NR-17, Assessoria e Consultoria em Ergonomia e Implantação e Acompanhamento do Comitê de Ergonomia na Empresa, com profissionais especializados que analisam o ambiente de trabalho e identificam pontos de melhorias.

Entre os serviços estão:

  • Capacitação de comitês in company.
  • Blitz ergonômica.
  • Acompanhamento do plano de ação para orientações às implementações de melhorias sugeridas.  

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Ambiente com mais qualidade de vida, tornando ainda mais eficiente os procedimentos que visam evitar lesões físicas ao trabalhador.
  • Redução nos custos por afastamento e reposição de mão de obra, devido a problemas de saúde e lesões corporais.
  • Melhora expressiva da produtividade, da eficiência, da segurança e da saúde do trabalhador.
  • Melhora na qualidade técnica de seus serviços e produtos.
  • Atender a Legislação Vigente.

PARA QUEM É DESTINADA?

Empresas e indústrias de todos os portes e segmentos.

  • SERVIÇOS
  • Programas e Documentos Legais

Higiene Ocupacional

Analisa ruídos, altas temperaturas, poeira, entre outros fatores que impactam a saúde do trabalhador.

Analisa ruídos, altas temperaturas, poeira, entre outros fatores que impactam a saúde do trabalhador.

O QUE É

A higiene ocupacional objetiva prevenir, reconhecer e controlar os riscos ocupacionais que podem causar doenças laborais, por meio da avaliação de agentes físicos e químicos (ruídos, vibração, calor, gases, poeira, fumos metálicos, ácidos, sílica, entre outros). 

COMO FUNCIONA?

O Sesi no Paraná realiza avaliações de riscos químicos e físicos do trabalho, tais como ruído, calor e vibração, que podem afetar a integridade física ou mental do trabalhador, causando desconforto ou doença. Os resultados podem servir de subsídios para a elaboração dos diversos programas e laudos da empresa, tais como PPRA, PCA, PPR e Laudos Técnicos para atendimento à legislação trabalhista e previdenciária.

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Cumprimento da legislação.
  • Serve de subsídio para levantar a real necessidade de se pagar ou não, o adicional de insalubridade.
  • Serve de subsídio para levantar a real necessidade de recolher ou não a GFIP para a aposentadoria especial.
  • Os resultados da avaliação auxiliam no dimensionamento de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC).
  • Os resultados da avaliação auxiliam no dimensionamento de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

PARA QUEM É DESTINADA?

Indústrias de todos os portes e segmentos.

  • SERVIÇOS
  • Saúde Ocupacional

Consultas Clínicas Ocupacionais e com Especialistas

Oferta consultas médicas no ambiente de trabalho para monitoramento da saúde ocupacional dos trabalhadores.

Oferta consultas médicas no ambiente de trabalho para monitoramento da saúde ocupacional dos trabalhadores.

O QUE É

Consultas realizadas por um médico clínico ou do trabalho, voltado à saúde ocupacional, para realizar o diagnóstico de doença do trabalho.

COMO FUNCIONA?

Os atendimentos podem ser realizados na própria empresa, obedecendo aos prazos e periodicidades propostas pelo médico coordenador no PCMSO. Ao final de cada consulta é emitido um ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) para cada trabalhador.

CONSULTAS REALIZADAS

  • Admissional: antes que o trabalhador assuma suas atividades.
  • Periódico: de acordo com os intervalos mínimos de tempo, discriminados conforme exposição aos riscos.
  • Retorno ao trabalho: para trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 dias ou parto.
  • Mudança de função: quando a exposição do trabalhador é diferente daquela a que estava exposto antes da mudança.
  • Demissional: realizada até a data da homologação.

O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, também realiza consultas com especialistas:

  • Endocrinologia.
  • Oftalmologia.
  • Ortopedia.
  • Pneumologia.
  • Psiquiatria.
  • Endocrinologia.

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Resguarda a empresa de possíveis ações trabalhistas relacionadas a doenças decorrentes a exposição do trabalhador.
  • Monitora o estado de saúde do trabalhador.
  • Conformidade com a legislação.

PARA QUEM É DESTINADA?

Indústrias e empresas de todos os portes e setores.

  • SERVIÇOS
  • Laudos Técnicos

Laudo Técnico para Insalubridade

Determina quais atividades expõem o trabalhador a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância.

Determina quais atividades expõem o trabalhador a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância.

O QUE É

A insalubridade, de acordo com a NR-15, é definida pela legislação e é caracterizada por atividades que expõem o trabalhador a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância, em função do tempo de exposição ao agente nocivo, o tipo de atividade desenvolvida pelo trabalhador e a sua jornada de trabalho ou em inspeções do local de trabalho.

A periculosidade,  de acordo com a NR-16, é definida quando determinada atividade ou função é considerada uma ameaça à vida e à saúde do trabalhador e áreas de riscos pré definidas, conforme as Normas Regulamentadoras.

COMO FUNCIONA?

O Laudo de Insalubridade do Sistema Fiep é um documento que traz uma avaliação (qualitativa e quantitativa) para definir se há exposição aos agentes nocivos que caracterizam a atividade como insalubre no local de trabalho.  Já a Periculosidade é avaliada de acordo com os Anexos da Norma. A caracterização é feita por engenheiro de segurança do trabalho do Sesi no Paraná, segundo as normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Adequação à legislação;
  • Redução de custos com pagamento de insalubridade e periculosidade.
  • Redução da geração de Passivos Trabalhistas para a empresa

PARA QUEM É DESTINADA?

Indústrias de todos os portes e segmentos.

  • SERVIÇOS
  • Programas de Promoção à Saúde

Cuide-se + Prevenção do Câncer

O programa Cuide-se + Prevenção do Câncer, tem como principal objetivo o combate ao câncer. Está ação ocorre por meio da realização de exames de detecção de alterações fisiológicas que permitem o diagnóstico precoce da doença.

O programa Cuide-se + Prevenção do Câncer, tem como principal objetivo o combate ao câncer. Está ação ocorre por meio da realização de exames de detecção de alterações fisiológicas que permitem o diagnóstico precoce da doença.

O QUE É

O SESI por meio do programa Cuide-se + Prevenção do Câncer, tem como principal objetivo o combate ao câncer. Está ação ocorre por meio da realização de exames de detecção de alterações fisiológicas que permitem o diagnóstico precoce da doença, e também por meio da conscientização  da importância de hábitos saudáveis e acompanhamento médico dos trabalhadores da indústria atendidos.

POR QUE 

O risco de desenvolvimento do Câncer é, em sua maioria, determinado pela combinação de fatores externos (hábitos, alimentação, exposição a fatores químicos e físicos) e fatores genéticos. Por isso, o foco do programa é a prevenção da doença por meio da realização de exames de detecção, associados com orientação sobre a importância de hábitos de vida saudáveis, realização de exames clínicos periódicos.

O Cuide-se + Prevenção do Câncer busca rastrear precocemente os possíveis casos de câncer em trabalhadores da indústria por meio de exames de detecção os tipos câncer de mama, colo de útero, próstata e pele. Utiliza para esta finalidade exames  e equipamentos apropriados e da mais alta qualidade, melhorando assim a qualidade de vida e promovendo um aumento na sobrevida das pessoas que possuírem diagnóstico positivo para a patologia.

  • SERVIÇOS
  • Programas de Promoção à Saúde

Vacinação contra a Gripe

Propicia um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Propicia um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

O QUE É

O inverno começa oficialmente em junho, mas a prevenção de doenças respiratórias infecciosas, mais comuns no período de frio, deve começar muito antes. Todos os anos, o Sesi no Paraná promove a Campanha de Vacinação contra a Gripe para os trabalhadores das indústrias paranaenses, e também de empresas associadas aos sindicatos filiados ao Sistema Fiep. Segundo dados do Sesi no Paraná, só em 2018, foram mais de 138.000 doses de vacina aplicadas, em 1.925 indústrias distribuídas em 2.590 localidades. 

COMO FUNCIONA?

O período de adesão para a Campanha de Vacinação contra a Gripe inicia-se logo no começo do ano. Dessa forma, quando os meses mais frios chegarem, os trabalhadores das indústrias estarão devidamente protegidos do vírus, resultando em um ambiente mais saudável, com menos faltas dos colaboradores.


MITOS E VERDADES SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

  • A VACINA PODE CAUSAR GRIPE.

Mito. A vacina possui vírus inativado (morto) em sua composição, portanto, não é possível que provoque a doença. É importante destacar que a vacina é segura e tem a função de prevenir.

  • PESSOAS RESFRIADAS PODEM TOMAR A VACINA CONTRA A GRIPE.

Verdade. Se o resfriado for leve, não tem problema. Já se houver febre aguda, é melhor esperar o quadro melhorar. 

  • GRIPE É A MESMA COISA QUE RESFRIADO.

Mito. Gripe e resfriado são doenças distintas, causadas por vírus diferentes, mas com sintomas em comum. A gripe provoca febre e compromete o estado geral do indivíduo. O resfriado é provocado por outros vírus que causam menor impacto na saúde.

  • MULHERES GRÁVIDAS E QUE AMAMENTAM DEVEM TOMAR A VACINA.

Verdade. Exceto as gestantes que ainda não completaram três meses de gravidez, salvo sob indicação médica.

  • A VACINA OFERTADA PELO SESI PROTEGE SOMENTE CONTRA UM TIPO DE VÍRUS DA GRIPE.

Mito. A vacina também protege contra outros tipos de vírus da gripe.

COMO CONTRATAR?

Envie uma mensagem para adesaovacina@sesipr.org.br e saiba mais informações.

  • SERVIÇOS
  • Consultorias

Consultoria em eSocial

A consultoria em eSocial está estruturada para orientar a indústria no atendimento e na correta implementação da ferramenta.

A consultoria em eSocial está estruturada para orientar a indústria no atendimento e na correta implementação da ferramenta.

O QUE É

A consultoria em eSocial está estruturada para orientar a indústria no atendimento e na correta implementação da ferramenta. São realizados os detalhamentos da abrangência das solicitações, os impactos no dia a dia da empresa, indicações de adequações sistêmicas e processuais e realização de diagnóstico a fim de levantar, mapear e diagnosticar a aderência da empresa em relação ao cumprimento do eSocial.

PARA QUEM?

Indústrias.

COMO FUNCIONA O CADASTRO NO ESOCIAL

O Ambiente Nacional será responsável pela recepção e tratamento dos arquivos das obrigações acessórias trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais do eSocial. A cada evento registrado, os dados serão enviados para os órgãos governamentais responsáveis.

O eSocial também criará um identificador para cada empresa e para cada trabalhador, que permitirá encontrá-los em diferentes cadastros do governo. Diante da unificação da forma de envio eletrônico das obrigações acessórias trabalhista, previdenciária, tributária e fiscais, o governo disponibilizou um Ambiente Nacional, com uma arquitetura, ou estrutura, devidamente preparada para a recepção desses arquivos.

As informações prestadas nessa plataforma do eSocial são chamadas de "eventos". Para o eSocial, "evento" é um termo que engloba o preenchimento de formulários e tabelas, assim como o envio de informações e dados. No sentido amplo da palavra, o evento é um marco na vida do empregado, faz parte do registro de tudo o que acontece em sua vida laboral.

COMO PREENCHER OS DADOS NO ESOCIAL

O Ambiente Nacional do eSocial possui layouts específicos para cada um dos quatro eventos. Assim forma-se o Registro de Eventos do Trabalhador (RET). O cadastro de cada um segue uma cronologia para que faça sentido dentro da empresa. 

1 - Eventos iniciais: identificam o empregador/contribuinte, contendo dados básicos de sua classificação fiscal e também de sua estrutura administrativa

2 - Eventos de tabela: dizem respeito à organização da empresa, como ambientes de trabalho, cargos e funções.

3 - Eventos não periódicos: dizem respeito à vida laboral do trabalhador. São aqueles que não têm data prefixada para acontecer.

4 - Eventos periódicos: são aqueles que têm periodicidade previamente definida, composto por informações de folha de pagamento e outros. 

CUIDADOS COM SEGURANÇA E SAÚDE NO ESOCIAL

Os eventos relacionados às condições do trabalho que afetam a segurança e a saúde, como acidentes, exposições a agentes nocivos e exames periódicos, também estão contidos no novo sistema do eSocial. Trazem desafios próprios que requerem atenção redobrada. 

A plataforma, dentre as obrigações acessórias que serão unificadas, incorporou diversas informações relacionadas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Em especial, aquelas obrigatórias no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), o cumprimento de algumas Normas Regulamentadoras (NR) e algumas legislações específicas associadas a essa temática. 

O PPP se constitui em um documento histórico-laboral que reúne informações do período em que o trabalhador exerceu suas atividades nas empresas, contemplando registros ambientais e resultados de monitoração biológica. Com o eSocial, o PPP será eletrônico e o seu preenchimento será feito a partir dos dados informados em eventos do próprio eSocial.

ÁREAS QUE SERÃO IMPACTADAS PELO ESOCIA

Para construir o volume necessário de informações ao eSocial dentro do prazo exigido, os empregadores (empresas, ONGS, entes públicos, pessoas físicas e produtores rurais) necessitarão repensar as rotinas e os processos internos em que serão geradas tais informações. Haverá a integração das obrigações acessórias, e os dados eletrônicos de todos os vínculos ficarão acessíveis aos agentes fiscalizatórios, não importando o tipo de vínculo ou mesmo sua ausência, ou o tipo de Regime Previdenciário, se Geral ou Próprio. 

Alguns princípios devem ser observados para que os processos que vão gerar dados para o eSocial: precisão (qualidade da informação), conformidade (legal e padrões do eSocial) e eficácia (cumprimento de prazos). Serão impactadas as mais diversas áreas de gestão das empresas, considerando sua responsabilidade em gerar essas informações. Nessas áreas, as empresas deverão buscar a revisão dos processos, objetivando maior eficiência e integração entre toda a gestão, com o uso intensivo de novas tecnologias.

OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA AS EMPRESAS NO ESOCIAL

O eSocial não é fruto da mudança da legislação, mas sim da exclusiva intenção de criar um modelo eletrônico e transparente para o cumprimento de toda a legislação fiscal, previdenciária e trabalhista aplicável às relações de trabalho. 

Portanto, o grande desafio do eSocial é construir processos eficazes, eficientes e automatizados que permitam às empresas interligarem informações de diversas áreas anteriormente não integradas e outras que permaneciam apenas em arquivos, sem obrigação de envio aos entes fiscalizadores. 
Os pontos críticos na construção de novos processos estão nas áreas de Segurança e Saúde no Trabalho, Folha e RH, cuja quase totalidade de seus processos serão alterados, exigindo precisão no uso da legislação, maior compartilhamento de informações e a correta divisão de responsabilidades.

DICAS PARA SE ADAPTAR AO ESOCIAL

Encare a transição para o eSocial como uma oportunidade para melhorar a gestão empresarial e a comunicação entre as equipes envolvidas. Reuniões, grupos de trabalho e contratação de consultorias, além de estabelecer metas e objetivos, podem ajudá-lo a passar mais facilmente por essa fase. 

Crie um ciclo de reuniões periódicas ou um grupo de trabalho com representantes atuantes de cada uma das áreas da empresa. O objetivo central será o trabalho em equipe e a integração entre as áreas, em perspectiva multidisciplinar. Ainda que seu negócio seja pequeno, esse exercício será uma ótima oportunidade de melhorar sua gestão empresarial. 

Comece estudando e discutindo os documentos que compõem o eSocial. Estimule a participação da sua equipe em cursos e eventos sobre o tema. 

  • SERVIÇOS
  • Consultorias

Consultorias em Longevidade e Produtividade

O tempo a favor de todas as gerações.

O tempo a favor de todas as gerações.

CONSULTORIA EM GESTÃO PARA A LONGEVIDADE

Objetiva capacitar as lideranças e os profissionais de recursos humanos para atuarem na gestão da longevidade e envelhecimento ativo de seus trabalhadores. O foco está na ampliação da capacidade para o trabalho e manutenção dos índices de produtividade. Além disso, identifica os problemas no ambiente industrial que estejam relacionados às questões de idade e transição demográfica.

COMO FUNCIONA?

Grupos de no máximo 25 líderes e/ou gestores (para pequenas empresas pode ser aplicada via modelo consórcio).

É dividida em 4 etapas:

1. Análise investigativa de maturidade da empresa, que acontece com a gerência de RH e de saúde e segurança do trabalho (4 horas). 

2. Capacitação presencial com vivência com a Casa da Capacidade e aplicação da metodologia world café com as 9 temáticas do envelhecimento com a equipe de líderes e/gestores definida pelo RH (16 horas).

3. Capacitação online equipe de líderes e/gestores definida pelo RH. Utilização do chat inteligente (chatbot) e das pílulas do conhecimento (20 horas). 

4. Devolutiva com o RH dos resultados e construção do plano de ação definido pelas lideranças na capacitação (12 horas).

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Sensibilização e informação sobre a temática longevidade e transição demográfica e ampliação do conhecimento sobre o tema.
  • Redução dos afastamentos.
  • Aumento da produtividade, via melhoria da capacidade para o trabalho dos trabalhadores.
  • Redução da rotatividade.

CONSULTORIA VIDA E TRABALHO

Um número cada vez maior de desafios na vida profissional e mudanças na vida pessoal mostram que é preciso fortalecer os recursos individuais de cada um. Com esse objetivo, a consultoria visa desenvolver competências pessoais e profissionais do trabalhador para a longevidade produtiva e a melhoria dos resultados da organização.

COMO FUNCIONA?

A consultoria é baseada na metodologia Towards Sucessful Seniority - FIOH e descreve, em termos gerais, habilidades importantes que cada um pode desenvolver com o objetivo de conquistar a longevidade saudável e produtiva. É oferecida para grupos de até 20 participantes e aborda assuntos relacionados à gestão de carreira e à promoção da saúde, de forma interdisciplinar e interativa, conduzida por dois profissionais que atuam como agentes mediadores do processo.

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Sensibilização e informação sobre a temática longevidade e transição demográfica.
  • Desenvolvimento de competências pessoais e profissionais do trabalhador para a longevidade produtiva e a melhoria dos resultados da organização.
  • Autogestão da saúde do trabalhador de forma holística, por maio da identificação de pontos fortes dos participantes, encorajando o aprendizado contínuo e a gestão da carreira.
  • Orientação para a elaboração de Plano de Vida do colaborador para os próximos 5 anos.
  • Redução dos afastamentos.
  • Aumento da produtividade, via melhoria da capacidade para o trabalho dos trabalhadores.
  • Redução da rotatividade.

CONSULTORIA EM GESTÃO DE FATORES PSICOSSOCIAIS

A consultoria em Gestão de Fatores Psicossociais tem como finalidade conhecer os riscos psicossociais para preveni-los ou eliminá-los na origem, por meio de estratégias de gestão. Isto, por meio da implementação de políticas e práticas de gestão dos riscos psicossociais no trabalho e de manutenção da capacidade laboral a eles relacionada

COMO FUNCIONA?

Capacita os gestores, equipe de trabalho e de recursos humanos na temática que envolve a gestão dos riscos psicossociais no trabalho para a longevidade produtiva, avalia a exposição do trabalhador aos riscos psicossociais que impactam na longevidade produtiva, bem como as medidas e as estratégias de gestão adotadas pela empresa que contribuem para prevenção dos riscos psicossociais. Subsidia a construção de planos de ação que potencializem ou incorporem práticas de gestão para a melhoria das condições e da organização do trabalho na empresa, realizando o acompanhamento e desenvolvimento.

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Avaliação da exposição dos trabalhadores aos riscos psicossociais.
  • Gestores e equipes capacitadas na temática.
  • Construção de planos de ação que potencializem ou incorporem práticas de gestão para a melhoria das condições e da organização do trabalho na empresa.
  • Estabelecimento de indicadores que possibilitem medir os riscos psicossociais, e consequentemente gerenciá-los.
  • Redução do absenteísmo e presenteísmo.
  • Promoção de ambientes cada vez mais favoráveis ao fortalecimento e a manutenção da saúde mental dos trabalhadores ao longo da sua vida produtiva.

CONSULTORIA EM RELAÇÕES INTERGERACIONAIS 

Visa capacitar os trabalhadores sobre a longevidade no ambiente de trabalho e para o trabalho em equipe com foco no relacionamento intergeracional.

COMO FUNCIONA?

Promove um ambiente para inovação organizacional com valorização e retenção das competências intergeracionais na indústria. Este trabalho é realizado com a execução de quatro módulos, a partir da realização de uma pesquisa para apresentação do perfil demográfico da indústria; com a definição de ações em conjunto com foco em inovação, retenção e valorização das competências intergeracionais.

VANTAGENS PARA A EMPRESA 

  • Sensibilização e informação sobre a temática longevidade e transição demográfica e ampliação do conhecimento sobre o tema.
  • Fortalecimento do relacionamento intergeracional.
  • Retenção de talentos.
  • Melhora do clima organizacional.

CONSULTORIA EM REINVENÇÃO DO TRABALHO 60+

É voltada a pessoas com mais de 50 anos, com dois objetivos principais: apoiá-las para um segundo ciclo de vida e carreira e apoiar as indústrias para oportunidades e desafios relacionados à longevidade e à intergeracionalidade.

COMO FUNCIONA?

O ponto de partida é uma autoavaliação pelos participantes, a partir de sete dimensões: identidade, trabalho, tempo livre, relacionamentos, finanças, saúde, sentido da vida. Essa etapa prepara objetivamente para as demais, onde são tratados temas e atividades como:

1. Mudança e transição, com as possibilidades e limitações do envelhecer humano e a construção de uma nova identidade, com base na identificação dos ativos tangíveis e intangíveis adquiridos ao longo da vida.

2. Construção do propósito para a segunda metade da vida, com a análise das competências de futuro necessárias para seu alcance e o entendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a nova agenda mundial de desenvolvimento.

3. Construção do novo portfólio pessoal.

Nos encontros, os participantes recebem informações sobre as variáveis do envelhecer humano, em especial, sobre as possibilidades que - dependendo de cada um - permitirão "reinaugurar" um novo ciclo de vida produtivo nas organizações, na sociedade e também na vida pessoal.

A vivência expande a compreensão desse potencial para as próprias organizações, que - tendo em vista a rapidez do processo de envelhecimento da população brasileira - poderão considerar esses profissionais no atendimento ao dinamismo e desafios exigidos das empresas para a gestão de seus negócios.

 Está estruturada em:

  • 13 sessões semanais com 4 horas de duração
  • 2 meses de circuito de vivência intergeracional numa indústria 
  • 48 horas de atividades individuais orientadas on-line.

    VANTAGENS PARA A EMPRESA 

    • Informação e entendimento sobre os potenciais de profissionais sêniores, especialmente sobre o que representam para enfrentar os desafios do empreendedor da atualidade.
    • Experiência de trabalho com profissionais sêniores proporcionada pela vivência na indústria.
    • Identificação de conhecimentos essenciais existentes nas equipes de trabalho que não podem ser perdidos, e ações planejadas para tal.
    • Desenvolvimento de novas formas de organização do trabalho, considerando alternativas adequadas às necessidades da empresa e aos interesses dos profissionais.
    • Aumento da produtividade, pelo melhor aproveitamento da capacidade para o trabalho dos profissionais.

    CONSULTORIA EM GESTÃO DA DIVERSIDADE

    Assessora as organizações na implementação e aperfeiçoamento de procedimentos voltados à valorização da diversidade, nos âmbitos da estratégia, gestão e cultura organizacional. Desta forma, promove ambientes mais saudáveis e equilibrados, qualifica o diálogo com stakeholders, amplia a distribuição de oportunidades e o aproveitamento de potenciais, entre outras competências organizacionais.

    COMO FUNCIONA?

    A Consultoria auxilia as organizações nos processos de diagnóstico, sensibilização, capacitação, elaboração de diretrizes, planos de ação e gestão de indicadores, a partir de referências globalmente reconhecidas alinhadas às questões estratégicas da organização. As etapas são customizadas, com a aplicação de metodologias e técnicas adaptadas às demandas, cultura, porte, setor, grau de maturidade e demais características pertinentes.

     A Consultoria aborda pilares da diversidade como Gênero, Orientação Sexual, Raça e Etnia, Pessoas com Deficiência e Longevidade, além de questões específicas importantes para cada empresa.  

    VANTAGENS PARA A EMPRESA 

    • Sensibilização e ampliação do conhecimento para a tratativa da diversidade de forma positiva.
    • Alinhamento às agendas globais e demandas contemporâneas nos campos da responsabilidade social, sustentabilidade e competitividade.
    • Adequação para o atendimento à legislação sobre pessoas com deficiência (PcDs) e demais imperativos jurídicos sobre igualdade e não discriminação.
    • Impactos positivos no clima organizacional, contratação, retenção de talentos, criatividade, inovação, entre outros aspectos relacionais.
    • Melhoria no diálogo e relacionamento com stakeholders.
    • Impactos na produtividade e capacidade para o trabalho dos colaboradores.

    CONSULTORIA EM PREVENÇÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS

    Quando se fala em Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), principalmente obesidade e hipertensão, é preciso levar em conta toda a implicação que esses fatores têm na vida do trabalhador da indústria. De acordo com a Brazil-US Business Council, em 2030, o impacto na produtividade da força de trabalho, que leva em conta absenteísmo, presenteísmo e aposentadoria precoce causados por doenças crônicas, associados ao envelhecimento da população, atingirão perdas de 8,7% do PIB brasileiro. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013, 45,1% dos entrevistados reconheceram ter pelo menos uma DCNT, sendo a região sul do país a de maior prevalência, com 52,1% dos casos. A hipertensão é a DCNT mais incidente, com 21,4% dos casos.

     A fim de reduzir os gastos com saúde e absenteísmo, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferta o eixo Prevenção de Doenças Crônicas pelo programa Cuide-se +.

     É uma consultoria interdisciplinar que prevê ações customizadas para estimular os trabalhadores da indústria portadores de DCNT a mudarem seus hábitos em relação a alimentação e atividades físicas, com o propósito de orientá-los para o controle das doenças e de possíveis agravos.

    COMO FUNCIONA?

    O Programa Sesi Cuide-se + eixo Prevenção de Doenças Crônicas tem o objetivo de estimular os trabalhadores da indústria portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) a mudarem seu comportamento em relação à saúde, com o propósito de orientá-los para o controle da doença e de possíveis agravos.

    VANTAGENS PARA A EMPRESA 

    • Apoiar na prevenção do afastamento ao trabalho.
    • Sensibilizar os funcionários das indústrias com hipertensão e obesidade sobre as DCNT e seus fatores de risco.
    • Estimular os trabalhadores da indústria para o autocuidado em saúde, por meio de intervenções interdisciplinares da educação física, nutrição, enfermagem e psicologia.
    • Orientar sobre a importância de hábitos saudáveis para minimizar os efeitos das DCNT na saúde dos trabalhadores, melhorando a sua condição física e mental.
    • Evitar os agravos das DCNT nos trabalhadores a indústria.
    • SERVIÇOS
    • Consultorias

    Consultoria em NRs

    Blinda as empresas contra autuações e reclamatórias trabalhistas.

    Blinda as empresas contra autuações e reclamatórias trabalhistas.
    • SERVIÇOS
    • Consultorias

    Consultoria em Gestão do Absenteísmo

    Propõe soluções para resolver os impactos do absenteísmo no desempenho organizacional.

    Propõe soluções para resolver os impactos do absenteísmo no desempenho organizacional.

    O QUE É

    O absenteísmo consiste nas ausências do colaborador no trabalho, seja por atrasos, faltas ou afastamentos. Ele causa perdas diretas ? as financeiras ? quando é necessário, por exemplo, contratar um trabalhador para substituir o afastado, ou indiretas, quando um colaborador acaba acumulando funções e assumindo o trabalho de um colega. Com a metodologia correta, é possível descobrir as principais causas dos afastamentos em cada empresa, permitindo a implementação de ações efetivas de prevenção para evitar o problema.

    COMO FUNCIONA?

    O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, analisa o absenteísmo das empresas, propondo diversas ações para combatê-lo, como o monitoramento de atestados, além de medidas relacionadas às doenças ocupacionais, rotatividade e absenteísmo.

    A partir de avaliação inicial classifica a organização da empresa em relação às práticas de gestão do absenteísmo, comparando-a com outras corporações avaliadas, preservando todos os aspectos éticos necessários, com relação à confidencialidade e indicação de soluções de gestão de absenteísmo.

    A implantação do programa auxilia na avaliação e no acompanhamento do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) e do Nexo Epidemiológico; consequentemente, contribui para o controle dos gastos da empresa em relação ao Nexo-causal (NTEP).

    VANTAGENS PARA A EMPRESA 

    • Redução do absenteísmo.
    • Redução dos custos com afastamentos por problemas de saúde.
    • Gestão eficiente dos processos de controle de atestados médicos.
    • Possibilidade de contestação, quando aplicável, do enquadramento automático da doença como Nexo Técnico Previdenciário, na forma da Lei Nº 11.430, de 26/12/2006 (Publicada no DOU de 27/12/2006).

    PARA QUEM É DESTINADA?

    Recursos humanos de empresas de todos os portes e segmentos.

    • SERVIÇOS
    • Consultorias

    Consultoria em FAP/NTEP

    Facilita os processos de gestão sobre os Nexos Técnicos melhorando a competitividade dos negócios.

    Facilita os processos de gestão sobre os Nexos Técnicos melhorando a competitividade dos negócios.

    O QUE É

    Desde sua criação em 1990, o INSS concede benefício previdenciário para trabalhadores afastados por mais de 15 dias (seja por acidentes de trabalho ou doenças). Para custear esses benefícios, cobra das empresas um imposto sobre a folha de pagamento. Em 2007, no entanto, houve mudanças nas regras para o cálculo desse imposto com a criação do FAP (Fator Acidentário de Prevenção), que acarreta um valor maior para as empresas que tenham mais acidentes e afastamentos. Ou seja, o FAP é um índice aplicado sobre a contribuição baseado nos acidentes de trabalho ocorridos em um determinado período.

    Simultaneamente, foi criada uma nova abordagem de nexo entre doenças e atividades econômicas, que mapeia as causas de afastamentos mais frequentes em determinados ramos de atividade econômica (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP).

    O NTEP é o mecanismo que relaciona uma doença a uma atividade laboral em face a sua maior incidência naquele setor.

    Com isso, controlar os afastamentos virou uma questão estratégica, pois quanto maior o índice do FAP, mais tributos a empresa paga, já que afeta diretamente o valor do GIL-RAT (Contribuição do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa decorrente dos Riscos do Ambiente de Trabalho).

    COMO FUNCIONA?

    Auxilia na implementação de um processo de gestão para controle do absenteísmo, diminuindo o impacto desta tributação nas folhas de pagamento das indústrias, contribuindo assim para a melhoria da legislação e de processos administrativos junto aos órgãos competentes.

    VANTAGENS PARA A EMPRESA 

    • Queda no valor do GIL-RAT (Contribuição do Grau de Incidência de Incapacidade Laborativa decorrente dos Riscos do Ambiente de Trabalho);
    • Ganho de competitividade.

    PARA QUEM É DESTINADA?

    Indústrias de todos os portes e segmentos.

    • SERVIÇOS
    • Sipat Online

    Sipat Online

    Sua Indústria conectada com a Segurança e Saúde.

    Sua Indústria conectada com a Segurança e Saúde.

    Mesmo em tempos de pandemia, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho precisa acontecer. E com o Sesi no Paraná, ela vem acompanhada de muita inovação.

    Com a programação definida pela sua indústria, a Sipat Online traz um mix de conteúdos relevantes e diferentes formas de interação, proporcionando uma experiência leve e cheia de aprendizado para sua equipe, dentro dos temas de saúde, segurança, inovação e comportamento.

    SIPAT ONLINE 2020 5 DIAS DE PROGRAMAÇÃO
     Palestras gravadas, palestras online e esquetes teatrais.
    SIPAT ONLINE 2020 FLEXÍVEL
     Para os colaboradores assistirem as palestras de qualquer lugar.
    SIPAT ONLINE 2020 ECONÔMICA
     Seguindo a tendência do home office, reduz custos de logística.
    SIPAT ONLINE 2020 ACESSÍVEL
     Cabe no orçamento da empresa e na rotina dos seus funcionários.
    SIPAT ONLINE 2020VERSÁTIL
    Contratação de palestrantes de qualquer região (sem despesas de deslocamento/hospedagem) e atendimento de várias plantas num único encontro virtual e com o mesmo contrato.

    Cada empresa escolhe e monta a programação de acordo com suas necessidades e interesses.

    TEMAS DISPONÍVEIS  

    • SAÚDE

    01 - Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (obrigatória)
    02 - Prevenção ao de uso de álcool e outras drogas
    03 - Alimentação saudável para longevidade.
    04 - Como planejar uma alimentação saudável e fortalecer o sistema imunológico.
    05 - Atividade física um forte aliado ao combate das doenças crônicas
    06 - Gerenciamento do stress
    07 - Longevidade e qualidade de vida
    08 - Prevenção à covid-19
    09 - Sobrevivendo à pandemia – Sua mente é sua aliada: saúde física e mental, foco em solução!
    10 - Cuidados com a higiene bucal
    11 - Saúde mental
    12 - Longevidade Produtiva

    • SEGURANÇA

    01 - Prevenção à acidentes de trabalho.
    02 - Dicas ergonômicas para o home office.
    03 - Comportamento seguro – Ética e assertividade na segurança do trabalho.
    05 - Direção Defensiva
    06 - Cuidados e a correta utilização de Equipamentos de Proteção Individual
    07 - Noções básicas de primeiros socorros
    08 - Prevenção de acidentes domésticos
    09 - Trabalho em Equipe x Acidentes de trabalho

    • COMPORTAMENTO

    01 - Liderança inspiradora
    02 - Inteligência Produtiva – Estratégias que aumentam a produtividade
    03 - Motivação – Priorizando sonhos e propósitos, construa uma vida de sucesso!
    04 - Educação Financeira – Como controlar as finanças

    • INOVAÇÃO

    01 - Indústria 4.0 e SST
    02 - Novas tecnologias para a saúde e a segurança no trabalho
    03 - A modernização das relações de trabalho e a saúde dos colaboradores

    COMO FUNCIONA?

    Algumas palestras são gravadas e disponibilizadas no Canal de Saúde do Sesi. Outras palestras são transmitidas ao vivo pela plataforma TEAMS.

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