Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




MOBILIZAÇÃO05/05/2015

Ação Prefeitura nos Bairros acontece em Vila Ricarda

A mobilização uniu a prefeitura e as demais secretarias em prol da comunidade

Com o objetivo de ouvir as prioridades e necessidades da população, aconteceu nos dias 29 e 30 de abril a mobilização “Prefeitura nos Bairros” na Vila Ricarda, bairro do município de Rio Branco do Sul. No evento, foram desenvolvidos diversos serviços essenciais de algumas secretarias por meio da Prefeitura e, além disso, a parceria com o Sesi no Paraná proporcionou aos moradores um momento de reflexão com a Árvore da Atitude.

clique para ampliarclique para ampliarMoradores da Vila Ricarda refletem sobre os ODM na Árvore da Atitude. (Foto: Divulgação)

Ao decorrer dos dias, foram desenvolvidas várias ações como serviços de limpeza, com o corte de grama, varrição e retirada de entulhos das ruas; serviços de saúde, com avaliações da saúde dos moradores; meio ambiente, dando ao público informações sobre a dengue e orientando sobre os cuidados com os animais de estimação; os maquinários estiveram presentes alargando vias e colocando saibro; fantoches, brincadeiras e leitura estiveram disponíveis às crianças; famílias em situação de vulnerabilidade social foram orientadas sobre programas sociais e, além desses serviços, o prefeito esteve à disposição dos moradores.

Segundo o secretário do governo, Eloir Bueno, o evento aconteceu da forma que a prefeitura estava prevendo. “Pudemos resolver e discutir sobre diversos problemas encontrados no bairro e foi importante para nós, junto com a comunidade, buscarmos soluções para todos esses problemas. O resultado foi tão positivo, que iremos realizar mais desse evento em outros bairros”, relata o secretário. Nos dias 6 e 7 de abril será realizada a ação “Prefeitura nos Bairros” em Nodari I e São Gabriel, regiões bem próximas da Vila Ricarda. A ideia é fazer com que o público participe ainda mais.

O Sesi no Paraná, representado pela agente de desenvolvimento local, Thainara Moreira,  participou do projeto conversando com as pessoas e oferecendo materiais de apoio sobre os trabalhos realizados pelo Sesi Indústria e Sociedade, além de interagir com a comunidade por meio da Árvore da Atitude. Nela, os moradores puderam anexar recados contendo o compromisso pessoal em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e da paz nas comunidades.

De acordo com a agente de desenvolvimento local, as pessoas foram participativas, porém não tinham muito conhecimento de que o evento estava acontecendo devido à falta de divulgação. Apesar disso, ela pontua que não interferiu no resultado. “Todos que passavam, perguntavam da árvore e acabavam questionando os ODM e discutindo com os demais sobre a importância de cada um. Acredito que foi muito importante exatamente pelo fato das pessoas dedicarem um pouco do seu tempo para pensar na relevância de cada objetivo e como estão essas questões no município”, explica Thainara.

Para o morador e participante do evento, Rodrigo Faria, a ocasião foi importante para ouvir diferentes opiniões e debater sobre temas de grande relevância para a população em geral. “Esse evento foi bacana, pois fez com que a comunidade ficasse conhecendo uma série de processos que visam o bem estar pessoal e coletivo. Algumas ações que foram colocadas na Árvore da Atitude, quando colocadas em prática, podem reverter na qualidade de vida, tanto de Rio Branco do Sul, como em outros locais do mundo”, reflete o morador.