• HOME
  • >
  • Conheça o Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




28/07/2017 - Atualizado em 20/11/2018

Conheça o Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade

Iniciativa do Sesi no Paraná apresenta soluções para transformações e oportunidades diante de novos cenários de trabalho voltados para a promoção do envelhecimento com saúde

O aumento da expectativa de vida é uma das maiores vitórias da humanidade. Em contrapartida, apresenta novos desafios, como, por exemplo, o crescimento populacional, o emprego e a previdência, ao mesmo tempo também gera oportunidades para a economia, a produção de riquezas e o consumo.

Em 2040 cerca de 57% da população brasileira em idade ativa será composta por pessoas com mais de 45 anos. A retenção desses profissionais no mercado de trabalho será necessária, não apenas por questões relacionadas ao equilíbrio das contas da Previdência Social, mas como alternativa para a escassez da mão de obra especializada e à sustentação do crescimento econômico.

Implementado pelo Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade, o portal oferece um conjunto de relatórios dinâmicos relacionados ao trabalho, em seis temas: Demografia, Economia, Saúde, Previdência Social, Educação e Infraestrutura Social e Urbana. O portal também apresenta análises, notícias, vídeos, dicas, mapas e infográficos, além de um calendário de eventos, mostrarão como a segurança e a saúde estão diretamente ligadas ao bem-estar do trabalhador e, ao mesmo tempo, à produtividade e à competitividade da indústria.

De acordo com a Coordenadora, Noélly Mercer, ?o portal deverá subsidiar o debate sobre a mudança do perfil demográfico da população, um tema estratégico para a indústria nacional. Esperamos que as informações apresentadas despertem a atenção dos gestores das indústrias para o tema, levando à reflexão sobre os impactos na própria organização busque  soluções?, afirma.

O lançamento do Portal ocorreu em 2017 durante o Encontro de Saúde e Produtividade para a Indústria, que incluiu em sua programação palestras sobre a importância de um ambiente laboral que favoreça a longevidade produtiva e o impacto das doenças crônicas no envelhecimento do trabalhador.

?As empresas precisam ter consciência de que a mudança demográfica irá afetar o mercado de trabalho e possibilitar uma melhor qualidade de vida de seus colaboradores, abrangendo a longevidade saudável e produtiva?, explica Noélly. 

O Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade desenvolve pesquisas com o objetivo de assegurar a capacidade para o trabalho em todas as fases da vida, em que o autocuidado, cuidados com a saúde e segurança no ambiente de trabalho são aspectos essenciais para o envelhecimento bem-sucedido; esse cuidado deve ser construído durante a vida profissional, garantindo a longevidade dos trabalhadores. Essas pesquisas resultaram em metodologias e consultorias inovadoras, voltadas aos trabalhadores e gestores dos setores industriais, sob os pilares: saúde, segurança, diversidade e tecnologia.

Para conhecer as soluções e trabalhos desenvolvidos, acesse o portal do Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade>>




Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria