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Meu Jeitinho22/05/2015 - Atualizado em 26/05/2015

Escola Municipal Antônio Baby promove projeto a partir da capacitação do Meu Jeitinho

'Cuidar é preservar, nós podemos' leva a sensibilização de economizar recursos materiais aos alunos

A Escola Municipal Antônio Baby, de Bituruna, no Paraná, desenvolveu o projeto “Cuidar é preservar, nós podemos”, a partir de uma capacitação na metodologia Meu Jeitinho, que foi realizada pelo Sesi no Paraná aos professores da rede municipal do município.  A capacitação foi feita em 2014, ano em que o projeto foi inaugurado. Mas, agora em 2015, ocorreu uma nova reunião para alinhar a proposta e o projeto tornou-se uma atitude contínua na escola.

clique para ampliarclique para ampliarAluno fechando a torneira, para evitar o desperdício. (Foto: Divulgação)

Inicialmente, o projeto foi desenvolvido pela professora Élide Isaton, com os alunos do 3º ano do ensino fundamental. Atualmente, já está presente entre oito professores e 142 alunos. O intuito do projeto é economizar o material escolar. Deste modo, o aluno pode pegar determinados materiais e trocá-los apenas quando já estiverem totalmente gastos. Para controlar isso, há uma planilha que mostra o dia em que o aluno recebeu o material. “As professoras da escola acharam interessante e também começaram a desenvolver com os alunos, que estão sensibilizados sobre o uso correto do material escolar, pois assim preservam o ambiente”, relata a diretora, Mirian Gastaldon.

Além da economia dos materiais escolares, os alunos foram ensinados a jogar o lixo no lixo, a manter as torneiras fechadas e a cuidar da escola como um todo. Além disso, sobras de lixos, como as de lápis, são guardadas para a reutilização em trabalhos de artes. “O projeto estimulou a conscientização do aluno. Se ele cuidar do que é dele, vai crescer com esse valor: ele vai cuidar não só do que é dele, mas do que é de todos e repassar para aqueles que estão ao seu redor, como familiares e amigos”, explica a professora e idealizadora do projeto, Élide Isaton.

Com esse projeto, os alunos passaram a perceber que só podem adquirir o material no tempo certo, além de economizarem os bens materiais. “Quando um aluno esquece, o outro lembra e corrige. Eles estão bem ligados e comprometidos. Não se vê mais desperdício”, finaliza a professora.