Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




CAPACITAÇÃO13/02/2015

Sesi realiza capacitação do Arranjo Educativo Local em Curitiba

Os participantes poderão desenvolver a metodologia em outros ambientes de aprendizagem

Com o objetivo de capacitar facilitadores para atuarem em grupos e comunidades, de 09 a 12 de fevereiro, foi realizada a Capacitação na Metodologia de Arranjo Educativo Local. Desenvolvida pelo Sesi no Paraná, a ação contou com a participação dos agentes de desenvolvimento local da Rede de Desenvolvimento Local, dos professores do projeto Vira Vida e dos integrantes do Instituto Robert Bosch.

clique para ampliarclique para ampliarParticipantes realizam atividades em grupo na capacitação. (Foto: Divulgação)

A capacitação fez com que os participantes vivenciassem diversas atividades reflexivas, trabalhando com três momentos: do eu, do eu com o outro e do nós no mundo. De acordo com Robson Giovan Cavalheiro, professor do Vira Vida, programa que apoia jovens que sofreram violência sexual, mesmo já trabalhando na área social, ele pode obter muito mais conhecimento. “A capacitação vai agregar a tudo que a gente já trabalha, focando no aumento dos valores. Além disso, eles poderão disseminar ideias para as famílias, amigos e assim, tornar um ciclo de boas atitudes”, pontua o professor.

Para o estagiário de pedagogia do Instituto Robert Bosch, Eduardo Marcomini, a metodologia utilizada foi o que mais chamou a atenção na capacitação, pois quebra os paradigmas da educação formal. “Na área que vou atuar de projetos sociais, dentro das escolas municipais, o Arranjo Educativo Local vai trabalhar de forma a diferenciar os ambientes de aprendizagem. Assim, os alunos vão aprender a trabalhar o espaço, o individual, o coletivo, o trabalho na comunidade e perceber a importância deles na sociedade, as diferenças que possui dentro da localidade”, explica o estagiário.

A partir da capacitação, os participantes tornaram-se facilitadores responsáveis pela condução do processo de aprendizagem nas comunidades e escolas.  Com o objetivo de visar o bem comum dentro de uma comunidade, os agentes de desenvolvimento local irão desenvolver as atividades nas localidades que a Rede de Desenvolvimento Local atua. Além disso, quatro agentes foram destinados a aplicar a metodologia no Vira Vida, auxiliando ainda mais no crescimento e aprendizagem dos jovens atendidos pelo projeto.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.