Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
No dia 10 de setembro, os moradores do bairro Jardim Bancários, em Londrina, reuniram-se no salão da Igreja Presbiteriana de Vila Judith para apresentação dos resultados da pesquisa de ativos e necessidades feita na região.
Vários temas foram mostrados à população como: acessibilidade das calçadas, focos de dengue, separação e cuidados com o lixo, entre outros.
Assuntos como: cultura/lazer e transporte coletivo obtiveram mais de 90% de respostas insatisfatórias da população, mas o que chamou a atenção dos moradores foi a grande porcentagem de pessoas que estão indignadas com a situação do lixo. Mais de 93% da população da região acreditam que é grande o problema dos lixos jogados na rua e em terrenos. A falta de cuidados e separação adequada fazem com que a transmissão de doenças e focos de dengue sejam ocasionadas em grande parte por estes maus tratos.
Após a apresentação e discussão destes dados apresentados na pesquisa, os moradores decidiram que irão focar no problema da dengue, começando com uma conscientização do lixo para que tudo possa amenizar a situação, que segundo eles, já é problemática em estações como o inverno, mas que com a chegada do verão o problema deverá se agravar e a ação deve ser iniciada o quanto antes.
Combate à dengue
No dia 17 de setembro, os moradores reuniram-se novamente para uma reunião com uma agente de endemias do bairro para que juntamente com ela pudessem ter as direções sobre que tipo de ações eles podem tomar para que o problema com o mosquito seja diminuído e controlado.
Os participantes pensaram em ações de combate ao mosquito da dengue, mas preferem esperar que a agente de endemias apresente a porcentagem dos focos da doença no bairro para que a partir daí possam começar a pôr os planos em prática.
Algumas das ações discutidas pelos moradores foram: panfletos conscientizando a população na luta contra o mosquito, visitas em casas que apresentam dificuldades de acesso e que podem conter o foco, conscientizar as imobiliárias, avisos nas igrejas, pastoral da saúde e feiras.
Para o morador Sidney Ikeda, conscientizar as imobiliárias é um grande passo. "Eu dei a ideia para que fossemos nas imobiliárias conscientiza-los da importância da luta contra a dengue", disse.
Por Vinícius Garcia