Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




LONDRINA27/09/2012

Pesquisa mostra que é grande o descaso com o lixo no Jardim Bancários

Mais de 90% dos moradores acreditam que o problema com o lixo contribui com o aumento de casos de dengue

No dia 10 de setembro, os moradores do bairro Jardim Bancários, em Londrina, reuniram-se no salão da Igreja Presbiteriana de Vila Judith para apresentação dos resultados da pesquisa de ativos e necessidades feita na região.

clique para ampliar clique
                                          para ampliarMais de 90% dos moradores acreditam que o problema com o lixo contribui com o aumento de casos de dengue (Foto: Michele Medeiros)

Vários temas foram mostrados à população como: acessibilidade das calçadas, focos de dengue, separação e cuidados com o lixo, entre outros.

Assuntos como: cultura/lazer e transporte coletivo obtiveram mais de 90% de respostas insatisfatórias da população, mas o que chamou a atenção dos moradores foi a grande porcentagem de pessoas que estão indignadas com a situação do lixo. Mais de 93% da população da região acreditam que é grande o problema dos lixos jogados na rua e em terrenos. A falta de cuidados e separação adequada fazem com que a transmissão de doenças e focos de dengue sejam ocasionadas em grande parte por estes maus tratos.

Após a apresentação e discussão destes dados apresentados na pesquisa, os moradores decidiram que irão focar no problema da dengue, começando com uma conscientização do lixo para que tudo possa amenizar a situação, que segundo eles, já é problemática em estações como o inverno, mas que com a chegada do verão o problema deverá se agravar e a ação deve ser iniciada o quanto antes.

Combate à dengue

No dia 17 de setembro, os moradores reuniram-se novamente para uma reunião com uma agente de endemias do bairro para que juntamente com ela pudessem ter as direções sobre que tipo de ações eles podem tomar para que o problema com o mosquito seja diminuído e controlado.

Os participantes pensaram em ações de combate ao mosquito da dengue, mas preferem esperar que a agente de endemias apresente a porcentagem dos focos da doença no bairro para que a partir daí possam começar a pôr os planos em prática.

Algumas das ações discutidas pelos moradores foram: panfletos conscientizando a população na luta contra o mosquito, visitas em casas que apresentam dificuldades de acesso e que podem conter o foco, conscientizar as imobiliárias, avisos nas igrejas, pastoral da saúde e feiras.

Para o morador Sidney Ikeda, conscientizar as imobiliárias é um grande passo. "Eu dei a ideia para que fossemos nas imobiliárias conscientiza-los da importância da luta contra a dengue", disse.

Por Vinícius Garcia




DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.