Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
No dia 27 de agosto, depois de muito trabalho, os moradores do Jardim Bancários, em Londrina, vão comemorar o sucesso da ação Vizinho Solidário. A ideia foi lançada cinco meses atrás e já conta com mais de 200 moradores cuidando da segurança da rua e dos vizinhos. O projeto é uma realização/incentivo do Conseg em parceria com a comunidade. A presidente do Conseg, em Londrina, é Gabriela Fontoura, que trouxe informações sobre a implantação da ação.
No final do mês de março, os moradores do Jardim Bancários, em Londrina, realizaram uma reunião para apresentar a ação "Vizinho Solidário" à comunidade do bairro. Na ocasião, eles puderam ouvir a experiência de quem realiza a ação em outros bairros da cidade e dicas de um policial, de como a população pode auxiliar a Polícia Militar no combate à violência na localidade. A população pode ajudar com pequenas ações, como por exemplo, registrar o boletim de ocorrência. Dessa forma, a polícia consegue ter um número aproximado dos crimes que vêm acontecendo nessa região e tomar providências.
Para a moradora Dirce Marchi, as dicas do policial foram bastante esclarecedoras. "Todos estão percebendo que a comunidade tem papel importante para ajudar a garantir a segurança no bairro", disse. Dona Dirce ainda acredita que esse projeto pode ajudar outras comunidades a resolver o problema de segurança. "Como outros bairros serviram de exemplo para nós, podemos ajudar outros bairros também", comentou.
A ação "Vizinho Solidário" consiste em o morador estar atento também à casa do vizinho e, caso haja alguma movimentação estranha, avisar e notificar a polícia. Para que a atuação seja rápida, todos os moradores que participam da ação possuem uma lista com os telefones dos vizinhos a sua volta. Na rua também existe uma placa que exibe os telefones do disque-denúncia e da Polícia Militar e avisando que, naquela localidade, os vizinhos estão de olho, dificultando a ação dos ladrões.
Serviço:
Nós Fizemos! Vizinho Solidário
Data: 27/08/2012
Horário: 19h
Local: Salão da Igreja Presbiteriana de Vila Judith
Rua Foz do Iguaçu, 205