Preparação para a vida

No Ensino Médio do Colégio Sesi da Indústria, a preparação para os desafios da vida e do mundo do trabalho permeiam todo o aprendizado. Nas Oficinas de Aprendizagem, os alunos trabalham em equipes para solucionar problemas do dia a dia em salas de aula e laboratórios que abrem espaço para o protagonismo, a criatividade e a aplicação prática de todo o conteúdo de forma interdisciplinar. Em parceria com indústrias de todas as regiões do estado, constantemente nossos estudantes são apresentados aos setores industriais do Paraná para, em equipe, entenderem os desafios do segmento e proporem soluções. Além disso, eles têm acesso a palestras sobre a indústria, exposições culturais com temas do segmento, encontro de carreiras com industriários e módulos de aprendizado sobre o Mundo do Trabalho.

As atividades relacionam o aprendizado de várias disciplinas e a experiência de trabalhar em equipe sob a orientação dos professores para desenvolver as competências e habilidades socioemocionais que a vida profissional e pessoal exigirão. Desta forma, os estudantes desenvolvem o aprendizado das disciplinas comuns da grade curricular de forma inovadora e passam a conhecer os desafios da indústria paranaense, que está passando por uma transformação digital. 

Novo Ensino Médio

No Colégio Sesi da Indústria os cinco Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio trabalham de maneira integrada: 

  • Itinerários Formativos Integrados de Linguagens e suas tecnologias (I) + Ciências humanas e sociais aplicadas (IV);  

  • Itinerários Formativos Integrados: Matemática e suas tecnologias (II) + Ciências da Natureza e suas tecnologias (III);  

  • Itinerário Formativo V – Formação técnica e profissional por meio do Senai  

A opção pelo Itinerário V, com formação técnica por meio do Senai, é um grande diferencial do Colégio Sesi da Indústria. O Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é o maior complexo de educação profissional da América Latina e um dos 5 maiores do mundo e tem sua qualidade do ensino reconhecida pelo mercado de trabalho nacional e comprovada na WorldSkills Competition, maior competição de profissões técnicas do mundo. 

93,6% DAS INDÚSTRIAS PREFEREM CONTRATAR PROFISSIONAIS FORMADOS PELO SENAI

*Fonte: Portal da Indústria


Vantagens do Novo ENEM

No novo formato do ENEM, os alunos que optarem pelo Itinerário V poderão obter bonificações na pontuação final para ingresso em graduações que tenham aderência com o Curso Técnico realizado durante o Ensino Médio. 

Diferenciais

OLIMPÍADAS, CONCURSOS E COMPETIÇÕES

No Sesi, os alunos têm a oportunidade de participar de torneios nacionais e internacionais para vencer na escola e na vida.

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E DE CARREIRA

Durante o Ensino Médio, o estudante recebe ajuda para escolher seu caminho profissional.

Unidades - Ensino Médio