O Colégio Sesi atua há 15 anos no estado do Paraná e integra o Sistema Fiep. Criado em 2005 como iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi), o Colégio conta com uma metodologia transformadora que prepara milhares de jovens em todo o estado para fazerem a diferença em um cenário global, sempre em sintonia com a inovação.  Com o objetivo de formar integralmente os estudantes, o Sesi atua com as Oficinas de Aprendizagem.

Nesta metodologia, os alunos se reúnem em equipes para solucionar desafios propostos pelo professor, promovendo a integração das disciplinas, a autonomia, a criatividade e o trabalho em equipe. Esta forma de aprender cria condições ideais para que o aluno aprenda os conteúdos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio vivenciando na prática situações similares as que ele irá encontrar na vida e no mundo do trabalho.

Atualmente, há mais de 40 unidades do Colégio Sesi espalhadas em diversas regiões do Paraná. Entre elas, seis unidades são do Colégio Sesi Internacional, que une a forma inovadora de ensinar da escola com o ensino bilíngue e trilíngue.

A primeira sede do Colégio Sesi Internacional foi inaugurada em Curitiba no ano de 2014, na unidade do Câmpus da Indústria, bairro Jardim Botânico. No ano seguinte, em 2015, foi a vez de Ponta Grossa receber o Colégio Sesi Internacional, com sua sede localizada na Avenida João Manoel dos Santos Ribas, bairro Ronda.

Em 2016, um grande passo foi dado: apenas neste ano três unidades internacionais foram inauguradas: em Maringá, Zona 05, Cascavel, no bairro Maria Luiza, e Londrina, no Centro.

Em 2019, mais uma novidade – foi lançado o primeiro Colégio Sesi Internacional Trilíngue, em Foz do Iguaçu. Localizado dentro do Parque Tecnológico de Itaipu, em território binacional, o Colégio Trilíngue traz o ensino da língua inglesa e espanhola de forma natural e intensiva, fazendo com que o estudante aprenda ao mesmo tempo o conteúdo do ensino médio.

Também em 2019, houve a expansão na oferta dos anos finais do Ensino Fundamental nas unidades internacionais de CuritibaPonta Grossa e Londrina.

E em 2020, seguindo a expansão de ofertas do Colégio Sesi Internacional, tiveram início as turmas de anos iniciais (1º ao 3º ano) do Ensino Fundamental em Curitiba, na unidade Portão.

Sobre o Sistema Fiep

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.