Criado em 2005 como iniciativa do Serviço Social da Indústria (Sesi), o Colégio conta com uma metodologia transformadora que prepara milhares de jovens em todo o estado para fazerem a diferença em um cenário global, sempre em sintonia com a inovação e com as necessidades da indústria. Com o objetivo de formar integralmente os estudantes, o Sesi atua com as Oficinas de Aprendizagem.

Nesta metodologia, os alunos são provocados a solucionar desafios em equipes, promovendo a integração das disciplinas, a autonomia, a criatividade e o trabalho em equipe. Esta forma de aprender cria condições ideais para que o aluno desenvolva as competências e habilidades do Ensino Médio, vivenciando na prática situações similares às que ele irá encontrar na vida e no mundo do trabalho. Pensando no futuro profissional, nossos alunos têm acesso a palestras sobre a indústria, exposições culturais com temas do segmento, encontro de carreiras com industriários e módulos de aprendizado sobre o Mundo do Trabalho.

Em 2014 foi inaugurada a primeira sede do Colégio Sesi Internacional em Curitiba, na unidade do Campus da Indústria, no Jardim Botânico. O sucesso da proposta impulsionou a expansão da oferta no estado, com a inauguração da unidade Internacional em Londrina, no ano de 2016. Em 2019, mais uma novidade – foi lançado o primeiro Colégio Sesi Internacional Trilíngue, em Foz do Iguaçu. Localizado dentro do Parque Tecnológico de Itaipu, em território binacional, o Colégio Trilíngue traz o ensino da língua inglesa e espanhola de forma natural e intensiva, fazendo com que o estudante aprenda ao mesmo tempo o conteúdo do ensino médio. 

Também em 2019, houve a expansão na oferta dos anos finais do Ensino Fundamental nas unidades internacionais de Curitiba e Londrina.

A partir de 2020, seguindo a expansão de ofertas do Colégio Sesi Internacional, tiveram início as turmas de anos iniciais (1º ao 5º ano bilíngue e integral) do Ensino Fundamental em Curitiba, na unidade Portão. A partir de 2021, o Colégio Sesi Internacional se aproximou ainda mais da indústria por meio de parcerias com os Institutos Senai de Tecnologia, com universidades estrangeiras e certificações voltadas para a Transformação Digital. 

Sobre o Sistema Fiep

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva.