Projeto

Acessibilidade

Scieyes, uma nova tecnologia para inclusão de deficientes visuais

04/02/2021 - Atualizado em 08/02/2021

compartilhe

o SciEyes é uma nova tecnologia que tem o objetivo de incluir pessoas desabilitadas visualmente em diversos ambientes, fazendo com que eles se sintam mais seguros e incluídos. O projeto entende as aplicações das novas tecnologias para inclusão do público portador de deficiência visual, estudando a inteligência artificial e as relações sociais que segregam este público.

Até o momento, não há tecnologias responsáveis pelo prognóstico totalmente eficaz de acidentes recorrentes com deficientes visuais. Segundo a Organização Mundial da Saúde (2019), ao redor do mundo já há mais de 2,2 bilhões de deficientes visuais, apresentando-se como uma das deficiências mais limitadas no território brasileiro.

Desde o começo do ano até o início do distanciamento social, foram feitos testes com o primeiro protótipo do projeto para melhorias de desempenho, design e conforto. O projeto é dos alunos Rhyan Jesus Pereira da Silva, Beatriz Perotto Muniz, Maryane Dias dos Santos e orientação de Solange Coltro Guindan.

A iniciativa conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas da FIciencias 2020.