Projeto

Acessibilidade

Masteca

08/02/2021

compartilhe

O projeto “Masteca” consiste em uma mesa educacional que pretende facilitar a educação de conceitos de matemática e geometria para crianças e adolescentes com deficiência visual. A ideia da mesa surgiu com o questionamento acerca do ensino da matemática, especificamente da área da geometria, para estudantes com deficiência visual, já que o conteúdo demanda muito da percepção espacial e auditiva, devido à falta de conceitos traduzidos em libras.

A MASTECA é uma mesa interativa  com linhas tateáveis. As formas são acopladas a uma base interativa e, quando retiradas, o monitor da mesa reproduz um vídeo com uma audiodescrição transcrita em libras.

A iniciativa foi desenvolvida pelos alunos Maria Luiza de Souza, Miguel Justus Rozanski, Pedro Henrique Aguilera, do Colégio Sesi da Indústria da CIC, e orientadoras Amanda Pugsley Nacarato e Steyce Dayane Lopes, que foi uma das estudantes que iniciou o projeto e, agora já graduada, atua como co-orientadora do grupo.

MASTECA conquistou o primeiro lugar da categoria Criatividade e Inovação e também o primeiro lugar da categoria Ciências Humanas da FIciencias 2020.