• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • Programa do Sesi no Paraná ajudou na redução de 50% dos afastamentos em uma empresa

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




03/04/2019

Programa do Sesi no Paraná ajudou na redução de 50% dos afastamentos em uma empresa

A ginástica traz benefícios para os colaboradores e para as indústrias. O Sistema Fiep oferece programa online de exercícios

Uma pesquisa realizada pelo Sistema Fiep com dados e indicadores de 2016 e 2018 de uma empresa com aproximadamente 80 funcionários apontou uma queda significativa de 55,5% nos afastamentos do trabalho por motivos de problemas de saúde. Uma das grandes mudanças de hábitos que a empresa passou a adotar durante esse período foi a adesão de práticas de ginástica laboral. Aline Lima Pereira, coordenadora de Segurança e Saúde da Indústria do Sistema Fiep explica que, além de ajudar a prevenir doenças do trabalho, a prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho  proporciona um ambiente mais saudável dentro da rotina, estimulando a criatividade, bom relacionamento entre e equipe e ainda a disposição para o trabalho. "Estimular que o trabalhador pratique a laboral proporciona a redução de dores, desconfortos e doenças, além de contribuir para um bom clima organizacional e para a produtividade dos  colaboradores", analisa.

O Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferece uma solução inovadora e 45% mais econômica para as indústrias: o Movimente-se +. O programa é feito de forma online e conta com quatro soluções de promoção da saúde: ginástica laboral com transmissão ao vivo e online, jogo de captura de movimentos, aplicativo de competição entre equipes com contagem de passos e portal com informações sobre bem-estar. "Os funcionários são impactados pelas  quatro frentes de atuação e percebem que não há diferença da aula online para presencial, uma vez que a transmissão é feita com professores em tempo real, que interagem com a turma, corrigem os movimentos e tornam o momento atrativo Outro diferencial é o jogo de captura de movimento, que faz dos intervalos momentos mais divertidos.", comenta Aline. Além disso, 25% das aulas são realizadas também de forma presencial, para acompanhar a evolução da dos funcionários e da empresa como um todo.

Juliana Rodrigues é analista de pessoal, gente e gestão da MV Informática, em Cascavel. A empresa aderiu ao Movimente-se + no final de 2018 e os benefícios já são nítidos. "O que nos chamou a atenção foi o benefício de o programa ser parte online e parte presencial, além dos diferenciais de metodologia e gameficação dentro do aplicativo", diz Juliana. "Nossos colaboradores trabalham com tecnologia, então o fato do Movimente-se + ser uma novidade e uma forma inovadora de praticar a ginástica laboral, teve uma boa aceitação por parte dos nossos funcionários", conta.

Em Curitiba, o Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba (IMAP) também aderiu ao programa, como conta a coordenadora do Recursos Humanos, Margarida Corrêa. "Nossos colaboradores passam o dia inteiro trabalhando com computadores e nos horários livres não tem o hábito de fazer exercícios físicos. Por isso, era uma vontade antiga do IMAP trazer a laboral para dentro dos escritórios", explica. "Além de todos os benefícios do programa para a saúde, ainda temos o aplicativo do Movimente-se + que envia informações para nos sensibilizam sobre pequenas mudança de comportamento fora da nossa rotina do escritório, mas que podem fazer a diferença na nossa saúde, como por exemplo: usar mais as escadas ao invés dos elevadores", conclui. 

Cuide-se +

O Movimente-se + faz parte do Cuide-se +, programa do Sesi no Paraná, que busca levar hábitos saudáveis para o trabalhador da indústria por meio da prevenção e da educação em oito eixos: Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas, Alimentação Saudável, Prevenção do Câncer, Prevenção de Acidentes de Trabalho, Saúde Mental, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Prevenção de Doenças Crônicas e Estímulo a Atividades Físicas. O Cuide-se+ oferece consultoria para as indústrias, que podem solicitar um atendimento mais específico para a sua realidade. Porque quando a indústria investe nas pessoas, estabelece uma relação de respeito e valorização, que resulta em engajamento. Uma parceria que faz com que o trabalhador perceba que seu papel é fundamental para o crescimento da indústria.

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria