O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex secretário-geral da ONU, Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção refletidos em 10 princípios. Essa iniciativa conta com a participação de agências das Nações Unidas, empresas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros necessários para a construção de um mercado global mais inclusivo e igualitário. Hoje já são mais de 5.200 organizações signatárias articuladas por 150 redes ao redor do mundo.
A Rede Brasileira do Pacto Global representa no País o Pacto Global das Nações Unidas (UN Global Compact). Atuando em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é hoje uma das maiores redes locais da iniciativa no mundo, com mais de 650 signatários.
O Sistema Fiep é signatário do Pacto Global desde 2003 sendo representado pelo Sesi nas reuniões do Comitê Brasileiro do Pacto Global. O Sesi PR atualmente participa dos seguintes grupos temáticos: Comissão de Governança e GT de Educação bem como realiza trabalhos junto às indústrias sensibilizando e mobilizando novas adesões ao Pacto Global.
Saiba mais:
https://www.unglobalcompact.org
O Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (UNITAR) fornece capacitação para aprimorar o processo global de tomada de decisão e apoiar ações nacionais para construir um futuro melhor.
A Rede CIFAL faz parte do programa de Cooperação Descentralizada do UNITAR e conta atualmente com 14 centros espalhados por 5 continentes. Tem como objetivo servir como uma plataforma de treinamento de excelência para a capacitação de autoridades de governo e líderes da sociedade civil em desenvolvimento sustentável, assim como para mandatos e metas globais das Nações Unidas.
O CIFAL Curitiba é fruto da parceria entre o UNITAR, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná - Fiep e o Sesi PR desde 2009. O Centro integra a estratégia da indústria paranaense para a promoção do desenvolvimento local sustentável tendo como eixos temáticos: Anticorrupção, Economia Criativa, Segurança Viária, Educação STEM e Sustentabilidade Ambiental.
Saiba mais:
http://www.cifalcuritiba.org.br
Princípios para Educação Executiva Responsável – O PRME
é uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios
e outras instituições de ensino superior. Uma organização que adere ao PRME manifesta a sua convicção
de que as instituições acadêmicas, por meio da integração de valores universais no currículo
e pesquisa, podem contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas
e bem sucedidas.
Os seis princípios do PRME são inspirados por valores internacionais, como os Dez
Princípios do Pacto Global das Nações Unidas.
O PRME Chapter Brazil, participante do Chapter Latino-Americano e Caribenho, é um grupo voluntário composto por instituições de ensino, universidades corporativas e organizações de suporte localizadas no Brasil, que compartilham da visão sobre formar lideranças responsáveis, preparadas para atuar no novo paradigma da sustentabilidade.
Desde 2012, o Sesi PR é signatário do PRME e faz parte da estrutura organizacional do PRME CHAPTER BRAZIL compondo o Board e participando da Comissão de Implementação.
Saiba mais:
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD executa diversos projetos em diferentes áreas. Neles, o PNUD oferece aos parceiros apoio técnico, operacional e gerencial, por meio de acesso a metodologias, conhecimentos, consultoria especializada e ampla rede de cooperação técnica internacional. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento humano, o combate à pobreza e o crescimento do país nas áreas prioritárias, o PNUD Brasil tem a constante missão de buscar alinhar seus serviços às necessidades de um país dinâmico, multifacetado e diversificado. Os projetos são realizados em parceria com o Governo Brasileiro, instituições financeiras internacionais, setor privado e sociedade civil.
A parceria do PNUD com o Sesi PR teve início em 2004 com a criação do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Em 2006, com a criação do Movimento Nós Podemos Paraná as ações em conjunto foram intensificadas, com a realização de Círculos de Diálogo que incentivam a transformação social por meio de ações voluntárias. A parceria institucional teve continuidade com a criação do Portal ODM (2009) e com a assinatura do termo de cooperação entre PNUD e Sistema Fiep (2010) para o incentivo de ações em prol dos ODM, Pacto Global e BcTA. Tornou-se uma parceria financeira em 2014, com o acordo de subvenção aos núcleos regionais do Movimento Nós Podemos Paraná e com o projeto PNUD ODM Brasil 2015, que prevê a disseminação, a todo o país, da metodologia desenvolvida pelo Sesi, “Transformação e Mobilização Social”, certificada como tecnologia social pelo Banco do Brasil e que promove discussões sobre os ODM.
Saiba mais:
Dando continuidade ao trabalho desenvolvido pelos ODM, os ODS foram construídos sobre as bases estabelecidas pelos objetivos do milênio, completando as metas que não foram atingidas e respondendo a novos objetivos.
Os ODS, objetivos que são mais globais e ambiciosos em relação aos ODM, contam com 17 objetivos e 169 metas ligados as questões de desenvolvimento sustentável, fazendo parte da nova agenda de desenvolvimento da ONU. Com a transição, haverá sempre a promoção da sustentabilidade econômica e ambiental com sociedades pacíficas e inclusivas.
www.fiepr.org.br/nospodemosparana