• HOME
  • >
  • Notícias
  • >
  • O multiplicador de tomadas pode ser um perigo

Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




30/05/2016 - Atualizado em 31/05/2016

O multiplicador de tomadas pode ser um perigo

O mal uso do benjamin causa curtos-circuitos e até mesmo incêndios

A rotina das pessoas é cada vez mais determinada pelo uso dos aparelhos elétricos, que vão desde o micro-ondas, a cafeteira, a máquina de lavar e secar, o barbeador, o secador de cabelo, a televisão e o computador, aos tablets, smartphones e mais uma infinidade de itens. A chegada e o acesso a esses facilitadores do dia a dia é maravilhosa, mas muitas vezes a rede elétrica das residências não foi projetada para tanto equipamento. A fim de uma solução rápida, opta-se pelo uso dos adaptadores de tomadas, também chamados de benjamins ou Ts, muitas vezes sem saber do risco que se corre.

Usados para multiplicar os espaços de conexão de tomadas, faz com que vários equipamentos possam ser ligados a um mesmo ponto. Cada ponto, no entanto, tem uma capacidade máxima de potência. Quando se usa o T, essa capacidade não é multiplicada, mas o número maior de aparelhos conectados nesse ponto ocasiona um aumento da corrente elétrica circulante. Se essa corrente for maior do que a capacidade daquela tomada, acontecerá o aquecimento, causando sobrecarga de energia, o que pode chegar a curtos-circuitos e incêndios.

Para que nada disso aconteça, é importante utilizar o adaptador da maneira correta, respeitando a potência de cada circuito elétrico, plugando apenas aparelhos de cargas baixas, como TV, rádio ou abajur, no benjamin. Uma boa dica é dividir a potência máxima da tomada pelo número de entradas que serão usadas, por exemplo: se vai plugar dois aparelhos no T, saiba que cada um pode exigir apenas metade da capacidade total da tomada.

 Vale lembrar que aparelhos com o ar condicionado, o micro-ondas, a geladeira, o chuveiro e as máquinas de lavar roupas e louças são equipamentos de alta potência, portanto precisam de circuitos exclusivos. Para saber a capacidade de cada tomada, caso o imóvel seja usado, basta consultar um eletricista.

 

 

Notícia - Segurança e saúde

Todos

Notícias - Educação

Todos

Com soluções para o desenvolvimento do Paraná, o Sistema Fiep promove iniciativas que transformam o mundo.

logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria
logo parceria