Nrs

NOTÍCIAS

Você sabe se precisa capacitar seus colaboradores de acordo com a NR-12?

Mais do que cumprir a legislação, as capacitações nas normas regulamentadoras trazem outros benefícios. Venha conferir!

08/05/2023

compartilhe

A Norma Regulamentadora 12 (NR-12) e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho na utilização de máquinas e equipamentos.

“Todos os trabalhadores envolvidos na operação, manutenção, inspeção e demais intervenções em máquinas e equipamentos devem ser habilitados, qualificados ou capacitados e autorizados para este fim”, afirma Alessandro Bragagnolo, engenheiro de segurança do trabalho do Sesi Paraná.

Mas, quais os cursos de capacitação obrigatórios na NR-12?

  • Capacitação para uso máquinas autopropelidas (empilhadeira a combustão, empilhadeira elétrica, pá carregadeira, motoniveladora e trator e outros);
  • Capacitação para o uso de máquinas injetoras de plástico;
  • Capacitação para o uso de motosserras;
  • Capacitação para o uso de prensas e similares (guilhotinas, tesouras e cisalhadoras; dobradeiras; dispositivos hidráulicos e/ou pneumáticos; recalcadoras; martelos de forjamento; prensas enfardadeiras);
  • Máquinas e implementos para uso agrícola e florestal;
  • E demais máquinas que fazem parte da NR-12;

Além de cumprir com a legislação, há outros ganhos para a empresa com as capacitações:

Segurança

Fazem com que os trabalhadores reconheçam e controlem os riscos presentes no trabalho com máquinas e equipamentos, e, consequentemente, reduzam o número de acidentes de trabalho.

Produtividade

Quando os funcionários cometem menos erros em suas atividades e as terminam com mais rapidez e eficiência, a produtividade aumenta, os custos com erros diminuem, elevando assim também a lucratividade da empresa.

Valorização pessoal

O colaborares ficam mais motivados e envolvidos quando constatam que a empresa demanda atenção com a capacitação profissional, o que acaba estimulando todo o time que reconhece que é valorizado.

Você sabia que o Sesi Paraná oferta cursos de capacitação da NR-12? E o melhor é que eles acontecem por demanda, na própria empresa.

Vem ver: www.sesipr.org.br/nrs

NOTÍCIAS