Nrs

NOTÍCIAS

Você sabe se a NR-13 tem a ver com a sua indústria?

Ligada a Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento, é importante que os colaboradores estejam atualizados

21/06/2023

compartilhe

A NR-13 foi publicada em 1978, com o título de Vasos de Pressão. De lá para cá, passou por oito atualizações, todas com o intuito de deixá-la mais objetiva e efetiva, dando menor margem para interpretações.

Carlos Alberto Braz, do Sesi Paraná de Ponta Grossa, lista as principais mudanças ao longo dos anos:

1983: passou a se chamar Caldeiras e Vasos de Pressão e começou a regulamentar de forma específica e diferenciada caldeiras e vasos de pressão em anexos separados.

2014: admitiu que a realização do teste hidrostático é de total autonomia do Engenheiro responsável, citado na norma como PLH e não mais obrigatório de forma periódica, além de ter alterado seu título para Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações.

2018: título mudou para Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento, passando a englobar estes tanques bastante comuns em alguns processos produtivos. Implantou também a certificação voluntária de competências do profissional legalmente habilitado, citado na norma como PLH.

2019: foi harmonizou com a NR-01, na qual o PGR é, sem dúvida, a ferramenta ideal, em função dos riscos apontados de cada máquina/equipamento, para se determinar quais equipamentos devem, de fato, ser enquadrados na NR-13 e não somente a interpretação genérica da norma. Outra mudança importante foi a determinação dos cursos de reciclagem. A partir de então, devem ser definidos de acordo com os riscos apontados pela Análise Preliminar de Riscos e estar no plano de ação, vinculado ao PGR, tornando assim a segurança mais efetiva, por atuar de forma preventiva. A norma também ressalta a necessidade da realização da prática profissional supervisionada.

“A NR-13 trata de requisitos mínimos para assegurar a saúde e segurança dos trabalhadores, mas vale ressaltar que isso só é possível regulamentando as etapas de fabricação, instalação e operação de Vasos de Pressão, por meio da gestão da integridade estrutural”, afirma Carlos Alberto.

Cumprindo sua missão de servir e fortalecer a indústria para melhorar a vida das pessoas, o Sesi Paraná oferta cursos e treinamentos para que os colaboradores das indústrias possam trabalhar com segurança. “Eles abordam pontos técnicos, operacionais e referentes à segurança na operação destes equipamentos, sendo uma importante ferramenta não somente para a adequação da norma, mas também para enriquecimento técnico de seus funcionários”, finaliza.

Saiba mais em www.sesipr.com.br/nrs

NOTÍCIAS