Nrs

NOTÍCIAS

Uma luz sobre a NR-10

Adequação à norma garante segurança e produtividade

29/01/2024

compartilhe

A NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade, objetiva estabelecer as diretrizes mínimas para garantir a segurança dos colaboradores que realizam intervenções elétricas em máquinas, equipamentos, instalações prediais (industriais, comerciais e residenciais) em todas as fases da interação com a eletricidade, abrangendo desde a geração, transmissão, distribuição e por fim o consumo.

Lucineia Disner Heidemann Macedo, engenheira de Segurança do Trabalho do Sesi Paraná, conta que em 2019 a NR-10 passou por uma atualização substancial. “Essa necessidade surgiu em função da alteração da NR-01, que trata, entre outros temas, do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)”, afirma. “Para a NR-10, a alteração surgiu em função da necessidade de harmonização entre as normativas, uma vez que ambas trariam em seu texto diretrizes referentes a Capacitação e Treinamento em Segurança e Saúde no Trabalho”, completa.

A engenheira destaca que as capacitações estão diretamente ligadas à produtividade das empresas. Sabe-se que quando a empresa possui uma equipe qualificada para a execução de qualquer atividade na planta fabril, o risco de um acidente diminui consideravelmente, principalmente se tratando da eletricidade, na qual o risco de fatalidade é muito alto. “Vale ressaltar que, quando a planta fabril conta com instalações elétrica adequadas a produtividade tende a aumentar. Essa ação garante o bom funcionamento das máquinas e equipamentos evitando superaquecimento dos condutores elétricos, das máquinas e dos equipamentos alimentados por eles, inclusive evitando o desgaste prematuro do maquinário”, diz.

Para auxiliar as indústrias na adequação à NR-10, O Sesi Paraná conta com equipe de instrutores técnicos altamente capacitados para realizar a formação de profissionais.

Vá até o Sesi mais próximo!

NOTÍCIAS