Nrs

NOTÍCIAS

Toda empresa deve se proteger contra incêndios

Manter colaboradores atualizados e aptos a agir em casos de urgência é lei e garante a segurança de todos

05/09/2023

compartilhe

A NR-23 (Proteção Contra Incêndios) é uma norma regulamentadora que determina as medidas de Proteção e Combate a Incêndios que devem ser adotadas pelo empregador, em conformidade com a legislação estadual e normas técnicas aplicáveis. Ela se aplica se a todas as empresas, independentemente do número de colaboradores ou grau de risco.

O objetivo é:

•    Proteger a integridade física dos funcionários e daqueles que utilizam as instalações;

•    Preservar o patrimônio material da empresa;

•    Disponibilizar preceitos para os procedimentos de prevenção e combate a incêndio;

•    Instruir os trabalhadores e equipe específica sobre a utilização dos equipamentos de combate a incêndio, procedimentos para abandono dos locais de trabalho com segurança e dos dispositivos de alarme existentes;

•    Orientar quais os melhores equipamentos e práticas para combater um incêndio;

•    Fiscalizar a existência de equipamentos de combate a incêndio e sinalização adequada.

No Paraná, as empresas ainda devem atender aos requisitos do CSCIP – Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico e as NPT’s – Normas de Procedimentos Técnicos do Corpo de Bombeiros Militar.

Atualmente, o Sesi Paraná disponibiliza dezenas de cursos que atendem à NR-23 e às NPT’s do Corpo de Bombeiros.

Mariano Alberichi, engenheiro de Segurança do Trabalho do Sesi Paraná diz ainda que, caso a empresa tenha uma necessidade específica em treinamentos para prevenção e combate a incêndios e emergência, o Sesi pode desenvolver algo específico para atendê-la. “Os cursos são destinados a todos as empresas, independentemente do número de empregados ou grau de risco”, afirma.

Como funcionam?

Os cursos podem ser realizados na própria empresa ou em campo de treinamento específico para prevenção e combate a incêndio. “Nos cursos são desenvolvidos conteúdos teóricos e práticos, conforme previsto na NPT-17 do Corpo de Bombeiros do estado do Paraná e a necessidade da empresa”, enfatiza Mariano.

“Os cursos visam capacitar os colaboradores para a participação da brigada de emergência interna das empresas de forma voluntária, treinando o trabalhador para atendimento de primeiros socorros, combater o princípio de incêndio com os dispositivos da edificação, orientar e auxiliar no abandono do local, orientar a evacuação do imóvel quando em caso de incêndio e/ou sempre em que houver o acionamento do alarme de incêndio e participar dos exercícios simulados”, completa.

Para saber mais, acesse www.sesipr.com.br/nrs ou procure o Sesi mais próximo.

NOTÍCIAS