Nrs

NOTÍCIAS

Semana da Saúde: Como as atualizações das NRs ajudam na gestão da saúde

A mera burocracia fica de lado para dar lugar à gestão estratégica de Segurança e Saúde

26/04/2023 - Atualizado em 27/03/2024

compartilhe

As Normas Regulamentadoras (NR) são estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e cumprem um papel importante na sociedade, pois garantem os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho a serem cumpridos pelas empresas e pelo trabalhador.

Seus principais papeis são:

1- Regular as condições de trabalho em diversos setores da economia;

2- Estabelecer requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho;

3- Atuar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais;

4- Garantir a fiscalização e o cumprimento das normas, visando proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores.

As atualizações das NRs têm o objetivo de simplificar, desburocratizar e harmonizar. Com isso, propor critérios mais diretivos e com foco na gestão de SST, trazendo de uma forma clara as responsabilidades e o envolvimento das diversas áreas de uma empresa como: RH, segurança, saúde, CIPA e colaboradores.

A mera entrega de documentos foi extinta, para dar lugar à gestão de SST com foco nos resultados. Ou seja, é necessário atuar continuamente no monitoramento dos programas, nas ações de saúde, análise de dados e melhorias contínua para gestão do GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – que engloba todas as NRs e tem grande interface entre o PGR da NR1 a NR7 atualizada.

Sendo assim, podemos concluir que as atualizações das NRs foram essenciais para uma atuação mais efetiva de todos os envolvidos para prevenção de doenças, visando a segurança, saúde e o bem-estar dos colaboradores, além de auxiliar também na fiscalização pelos órgãos competentes.

E essa gestão é tão importante que é por meio dela que é possível conhecer a população, traçar objetivos, metas e atuar estrategicamente através do monitoramento e análise de dados em saúde ocupacional para identificar se as ações de SST estão sendo efetivas ou é necessário propor melhorias. Com isso, a empresa consegue melhorar a qualidade de vida do trabalhador, reduzir custos com absenteísmo, turnover, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Você sabia que o Sesi Paraná oferta cursos que atualizam as empresas em relação às NRs?

Veja aqui: sesipr.org.br/nrs

NOTÍCIAS