Nrs

NOTÍCIAS

Quando os rótulos são bem-vindos

De acordo com a NR-26, comunicar os colaboradores sobre os riscos no ambiente de trabalho é obrigatório

10/10/2023

compartilhe

A NR-26 – Sinalização de Segurança, define as regras para sinalização e identificação de segurança a serem adotadas nos locais de trabalho.

A gestão eficaz da NR-26 permite que os trabalhadores possam entender e identificar os riscos a que estão expostos nos locais de trabalho”, afirma Edimar Robson de Almeida, engenheiro de segurança do trabalho do Sesi Paraná. Por ser uma norma especial do Ministério do Trabalho, se aplica a todas as empresas ou locais de trabalho a fim de garantir a segurança, saúde e bem-estar dos trabalhadores.

A NR-26 define um conjunto de diretrizes a serem aplicadas nos locais de trabalhos:

:: Sinalização de segurança levando-se em conta o emprego de cores, visando indicar e advertir acerca dos perigos e riscos existentes.

:: Identificação e classificação dos produtos químicos de acordo com os critérios estabelecidos pelo Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos - GHS, da Organização das Nações Unidas.

:: Treinamento e capacitação dos trabalhadores para compreender as FDS, rotulagem preventiva (GHS), bem como sobre os perigos, riscos, medidas de segurança para o uso seguro e os procedimentos para atuação em emergências envolvendo produtos químicos.

:: Acesso dos trabalhadores às FDS – Ficha de Dados de Segurança – dos produtos químicos que utilizam no local de trabalho. “Em julho de 2023 houve uma importante atualização na ABNT NBR 14725, que desde então estabelece a FDS, anteriormente chamada Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ)”, esclarece Edimar. “Após está publicação, as empresas terão o prazo de dois anos para se adequarem”, completa.

O engenheiro reforça que é de extrema importância que capacitem seus colaboradores na NR-26. “Além de cumprirem um requisito legal, preparam as pessoas para fazerem o reconhecimento, avaliação e controle dos riscos presentes no ambiente de trabalho.”

Para apoiar as indústrias paranaenses, o Sesi Paraná possui profissionais altamente capacitados para atendimento das demandas de treinamento. Atualmente há cursos que visam capacitar os trabalhadores, além de serviço personalizado de consultoria para atendimento dos requisitos da NR-26 e demais normas regulamentadoras.

Não perca tempo e procure o Sesi mais próximo.

NOTÍCIAS