Nrs

NOTÍCIAS

Prevenção vem com conhecimento

Sempre é tempo de atualizar os colaboradores quanto à NR-11

07/06/2023

compartilhe

A Norma Regulamentadora NR-11 determina medidas de segurança para a operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. Dentre as recomendações, destaca-se, principalmente, a obrigatoriedade que os operadores de equipamentos de transporte motorizado sejam habilitados. Assim, quem opera empilhadeira, guindastes, pontes-rolantes e outros tipos de transportadores devem receber treinamento de segurança específico.

“É importante que o treinamento seja realizado por profissionais especializados, uma vez que, quando o assunto é segurança, o operador e os trabalhadores do entorno devem estar protegidos dos perigos que este tipo de atividade possui”, afirma Andrei José dos Santos Martelli, do Sesi Paraná – Região Noroeste.

Ele enfatiza que o domínio de habilidades técnicas para executar as atividades proporciona confiança e segurança. “Assim, empresas que investem em treinamentos, percebem o aumento da produtividade por conta do aumento do conhecimento das equipes de trabalho.”

Afinal, desde as possíveis dúvidas na hora de executar uma tarefa compromete o tempo de execução e gera riscos. Treinamentos realizados apenas para o atendimento de regulamentos e normas têm pouca ou nenhuma efetividade para o aprimoramento profissional e não contribuem para a segurança e a produtividade, ou pior, trabalhadores mal capacitados podem causar acidentes e perdas graves”, finaliza.

Mas sabe qual a boa notícia?

O Sesi ministra treinamentos com profissionais capacitados nas melhores práticas no intuito de formar operadores competentes e conscientes de seu papel, assim garantindo o cumprimento da legislação e colaborando para a segurança do trabalho na indústria. Acesse: www.sesipr.org.br/nrs

NOTÍCIAS