Nrs

NOTÍCIAS

Engenheiros e técnicos de segurança do trabalho atualizados

Equipe do Sesi Paraná realizou curso de capacitação em Higiene Ocupacional

18/08/2023

compartilhe

A nova NR-09 (Higiene Ocupacional das Avaliações Quantitativas),  estabelece os requisitos para as avaliações das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos, além de subsidiar às medidas preventivas a fim de eliminar, reduzir ou controlar os riscos ocupacionais previstos no Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (PGR).

Já a NR-15, é complementar por tratar da insalubridade em relação à saúde e segurança dos trabalhadores.

Para apoiar as indústrias paranaenses no cumprimento da legislação, entre os dias 14 e 18 de agosto, 44 engenheiros e técnicos de segurança do trabalho da equipe de Segurança e Saúde do Sesi Paraná realizaram, no Campus da Indústria, um curso de capacitação em Higiene Ocupacional com carga horária de 40 horas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

O treinamento teve como objetivo capacitar os profissionais nos fundamentos técnicos legais, limites de tolerância para agentes químicos, ruído, vibração, calor e conforto térmico, MTE, INSS, ACGIH; critérios para seleção de instrumentos de medição, fundamentado em normas técnicas, metodologias e procedimentos de avaliações; tipos e utilização de equipamentos (dosímetros, medidores integrantes, analisador de vibração, bombas de amostragem, termômetros, câmeras térmicas, sonômetros, calibradores, IBUTG), entre outros.

Dessa forma, a equipe do Sesi Paraná está atualizada para atender as indústrias paranaenses de forma integrada e com excelência. Procure a unidade mais próxima.

NOTÍCIAS