Nrs

NOTÍCIAS

Atualizações e treinamentos em NRs são aliados das indústrias

Sesi Paraná oferta cursos para colaboradores das indústrias ficarem em dia com as normas regulamentadoras

26/06/2023

compartilhe

As Normas Regulamentadoras (NR) cumprem um papel importante na sociedade, garantindo os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho a serem cumpridos pelas empresas e pelos trabalhadores. Estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, têm como principal objetivo regular as condições de trabalho em diversos setores da economia; estabelecer requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho; atuar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e, ainda, garantir que sejam fiscalizadas e cumpridas. 

De alguns anos para cá, uma série delas foi atualizada a fim de simplificá-las e desburocratizá-las, com foco na gestão de Segurança e Saúde do Trabalho, trazendo de uma forma clara as responsabilidades e o envolvimento das diversas áreas de uma empresa, como recursos humanos, segurança, saúde, CIPA e colaboradores. 

“A mera entrega de documentos foi extinta, para dar lugar à gestão de SST com foco nos resultados. Ou seja, é necessário atuar continuamente no monitoramento dos programas, nas ações de saúde, análise de dados e melhorias contínuas para gestão do GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais –, que engloba todas as NRs e tem grande interface com o PGR, da NR1, e o PCMSO, da NR7 atualizada”, explica Aline Gomides, Enfermeira do Trabalho do Sesi Paraná. 

Essa gestão é tão importante que é por meio dela que é possível identificar e mapear os riscos ocupacionais, conhecer a população, traçar os objetivos, as metas e atuar estrategicamentepor meio do monitoramento e análise de dados em segurança e saúde ocupacional para, assim, identificar se as ações de SST estão sendo efetivas ou é necessário propor melhorias. “Com isso, a empresa consegue melhorar a qualidade de vida do trabalhador, reduzir custos com absenteísmo, turnover, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, completa. 

Para que isso aconteça, é preciso que tanto a empresa quanto os trabalhadores estejam atualizados. E para cumprir sua missão de servir e fortalecer a indústria para melhorar a vida das pessoas, que o Sesi Paraná oferta cursos de NRs. São de aperfeiçoamento e treinamentos que atendem às necessidades de cada organização, com aulas teóricas e práticas para grupos específicos na unidade do Sesi ou, ainda, na própria empresa contratante. Atuando de maneira segura e legal, os trabalhadores têm sua integridade física preservada. Para as indústrias, isso significa diminuição do número de acidentes de trabalho, queda do absenteísmo, aumento da produtividade e ganho em clima organizacional.  

NOTÍCIAS