Nrs

NOTÍCIAS

A importância da NR-12 na prevenção de acidentes

Medidas de engenharia para proteção coletiva mostram-se eficazes

01/04/2024

compartilhe

Uma das formas de se prevenir acidentes de trabalho é implementar medidas de engenharia, por meio de proteções coletivas de máquinas e equipamentos. E neste quesito, a NR-12 é fundamental. Ela e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho na utilização de máquinas e equipamentos.

Alessandro Bragagnolo, engenheiro de segurança do Sesi Paraná, conta que a instituição acaba de participar do projeto da Plataforma de Inovação para a Indústria, na categoria Inovação para a Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos – NR-12. “Foram realizados 22 projetos contemplando 85 máquinas dos tipos serra circular e serra de fita”, relata.

Por meio desse projeto foi possível projetar, construir e instalar proteções fixas nessas máquinas. “Ao investir na proteção adequada das serras fitas e circulares, todos saem ganhando: os trabalhadores, as empresas e a sociedade em geral”, completa.

Para saber mais procure a unidade Sesi mais próxima.

NOTÍCIAS