Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




RIO BRANCO DO SUL24/05/2013 - Atualizado em 20/02/2014

Moradores são orientados sobre como administrar uma associação

Integrantes da Rede conhecem a Femoclam e debatem novas ações para o município

No dia 8 de maio, os integrantes da Rede de Rio Branco do Sul participaram de uma capacitação sobre a importância de organizar uma associação de moradores. A palestra foi ministrada pela Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam).

clique para ampliar clique para ampliarMoradores conheceram o trabalho da Femoclam e conversaram sobre novas ações

Os integrantes da Associação de Moradores “Caminho da Paz”, do bairro Tacaniça, receberam um manual de orientação para líderes comunitários com informações de como formar uma entidade representativa, estatuto, estrutura e administração de uma associação, eleições, diretoria, questões tributárias e jurídicas e como fazer uma prestação de contas.

“Estamos começando agora e não temos quase nada. Estamos começando do zero. Agora o primeiro passo é fazer o registro da associação e procurar um local para construção”, explica Gildeney Tamalu, presidente da Associação de Moradores.

O encontro contou com a presença do vereador de Itaperuçu, José Augusto, do funcionário da Secretaria Municipal de Rio Branco do Sul, João Antonio, e dos integrantes da Associação de Moradores do bairro Tacaniça. Também foi discutido sobre o local para a construção da sede da associação, que ainda não foi encontrado.

A Femoclam se dispôs a legalizar a Associação de Moradores sem nenhum custo e explicou que por meio da nova associação, os moradores podem conseguir alguns projetos para a comunidade com a lei de incentivo à cultura e ao esporte.

Os participantes também conversaram sobre outras ideias e ações que podem ser realizadas no bairro como a criação de um jornal, uma União de Associações de Moradores de Rio Branco do Sul e um seminário de liderança comunitária para o Vale do Ribeira.

COMENTÁRIOS

INEAZ GONÇALVES DA SILV - Segunda-feira, 07 de Abril de 2014 - 00:18:39 - Almirante Tamandaré/PR

Necessito de uma cartilha para orientar e desenvolver o trabalho de uma federação de associações.desde já agradeço. Att. Inez
Cel.41-8456-5629

Gilmara Tomaz - Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2014 - 19:13:11 - uruburetama/CE

solicito informaçao de como se capacitar em uma associação ,pois nao sei e desejo ter conhecimento

Ronaldo Machado Xavier - Terça-feira, 24 de Dezembro de 2013 - 09:21:43 - Cachoeiro de Itapemirim/ES

Bom dia
somente hoje (24/12/2013) li esta matéria publicada, referente liderança comunitária. Sou Ronaldo Xavier, Presidente da FAMMOPOCI - Federação das Associação de Moradores e Movimento popular de Cachoeiro de Itapemirim - ES.
Tambem sinto muita necessidade de orientar as comunidades , e mais ainda as lideranças atuais
que assumem sem nenhum conhecimento.
pode me ajudar me passando este manual que vcs criaram para uma analise se posso aplica-lo aqui na nossa regiao.
Pretendo no inicio do ano fazer uma assembleia geral com todas as lideranças , inclusive tenho apoio do Promotor de Justiça da Vara Publica Municipal.
aguardo um breve contato.
obrigado pela atençao -
cel de contato : 28 9 9945 3397

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.