Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Londrina26/09/2012 - Atualizado em 19/02/2014

Parque Ouro Verde comemora ações realizadas

Comunidade e parceiros celebram conquistas em prol do desenvolvimento da localidade

 

clique para ampliar clique
                                          para ampliarParque Ouro Verde comemora a conquista de vários sonhos da comunidade (Foto: Carolina Chueire)

Cerca de 80 pessoas participaram de uma celebração nesta terça (28) no Parque Ouro Verde, zona norte de Londrina. É o Nós Fizemos!, que acontece a cada seis meses e tem como objetivo comemorar as primeiras conquistas do bairro a partir de um maior envolvimento dos moradores.

O evento faz parte da metodologia das Redes de Desenvolvimento Local, pela qual os moradores começaram a discutir os problemas da localidade e, através de parcerias, estão conseguindo realizar os sonhos e suprir as necessidades da região. As Redes de Desenvolvimento Local são fomentadas pela Rede de Participação Política (RPP), uma iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

De acordo com o coordenador da RPP, José Marinho, existem cerca de 150 redes locais em diferentes municípios do Paraná, onde as pessoas, articuladas, interagem e promovem o desenvolvimento. "O Nós Fizemos! serve para as pessoas celebrarem os resultados, mostrarem que conseguiram, juntas, realizar as ações propostas para o período, e apresentarem o que será feito na sequência. Deste modo, se sentirem estimuladas a prosseguir e atrair novos voluntários que comungam do interesse e disposição para atuar em prol do desenvolvimento da localidade", afirmou.

Ações
Iniciada em abril de 2010, a Rede do Parque Ouro Verde já conquistou muitos feitos para a localidade. Segundo o padre Ozanilton de Abreu, integrante do Comitê de articulação, são três momentos importantes que a comunidade celebra. "Em primeiro lugar, vejo uma maior unidade na comunidade, sendo, que a Rede conectou pessoas de diversas idades e atividades em um grupo atuante. Depois, podemos destacar as ações que já aconteceram com participação de famílias e parceiros. E em terceiro lugar, as conquistas da comunidade são prova de que quando unidas, as pessoas promovem o desenvolvimento", explicou.

Ainda em 2010, iniciou-se uma série de ações em prol do meio ambiente, visando preservar os espaços públicos e áreas verdes. Entre estas, destacam-se o mutirão de limpeza contra a dengue, uma passeata de conscientização e instalações de Eco-Pontos (pontos estratégicos onde se depositam resíduos de construção e entulhos).

Outra atividade realizada pelos integrantes da Rede, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Glória, é o projeto "Obra-berço". O projeto produz e doa kits de enxovais de bebês, além de oferecer palestras mensais para as gestantes carentes do bairro. O grupo atua com seis costureiras voluntárias e recebe doações de empresas para a confecção das peças. De acordo com o integrante da Rede, Oilson Silva, é de grande valia hoje em dia as pessoas dedicarem tempo para buscar o desenvolvimento da comunidade. "É muito importante o envolvimento da população e dos parceiros com o objetivo de realizarem ações e se engajarem para melhorar o nosso bairro", disse.

Um sonho antigo do Parque Ouro Verde foi realizado oficialmente no dia 20 de abril deste ano: a inauguração de duas capelas mortuárias. O espaço de 80 m², divididos com pia, fogão, banheiros, bebedouro e bancada foi instalada na antiga associação da comunidade. A Prefeitura Municipal de Londrina investiu aproximadamente R$ 50 mil reais.

Agenda
Rafaela Galvão, agente de desenvolvimento do Parque Ouro Verde, explicou a importância unidade entre a comunidade. "Através da Rede as pessoas se conheceram e passaram a conviver e interagir. Estamos todos juntos pensando o que podemos fazer para o Pq. Ouro Verde ser ainda melhor", concluiu.

Entre as ações planejadas pelos integrantes da Rede para este ano está a promoção do Curso Mulheres Inventando Moda, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Prefeitura Municipal de Londrina. Também, pretendem lançar um curso de Assentador de Cerâmica e dar continuidade às ações de conscientização ambiental.

Realizações
Outro bairro integrante da Rede de Desenvolvimento Local que celebrou suas ações é o Jardim Bancários, zona oeste de Londrina. Nesta segunda-feira (27), aproximadamente 40 pessoas participaram do Nós Fizemos! e mostraram as realizações da localidade. Foram destacadas as seguintes ações: campanha conscientização sobre o descarte correto de lâmpadas fluorescentes, pilhas, baterias e óleo usado; mapeamento da situação das árvores condenadas e dos bueiros em situação irregular na localidade, por meio de fotografias e relatórios enviados aos órgãos públicos responsáveis; e limpeza no Vale do Rubi acontece em parceria com igrejas locais.

Também nesta quarta (29), às 20h, é a vez da comunidade do Jardim Jamaica celebrar suas conquistas! O evento será no salão da Igreja Nossa Senhora da Piedade (Rua Silvio Bussadori, n° 511 - Jd. Tókio).

Por Carolina Chueire

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.