Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




LONDRINA24/10/2012 - Atualizado em 19/02/2014

Comunidade do Ouro Verde dá início ao Vizinho Solidário

Moradores adotam o projeto para melhoria na segurança do bairro

Moradores do bairro Ouro Verde, em Londrina, reuniram-se no dia 15 de outubro para discutir a criação do Vizinho Solidário na região. O Vizinho Solidário é um projeto no qual a comunidade é a mediadora de sua própria segurança e deve ficar atenta para alertar os vizinhos em caso de atividades suspeitas na localidade. O projeto é uma realização/incentivo do Conseg em parceria com a comunidade. A presidente do Conseg, em Londrina, é Gabriela Fontoura, que trouxe informações sobre a implantação da ação. Com base nisso, alguns moradores do bairro já se organizaram para realizar esta ação. Cerca de vinte e cinco pessoas compareceram à reunião para discussão da criação do projeto.

clique para ampliar clique para ampliarVizinho Solidário promete melhorar a segurança no bairro (Foto: Guilherme de Aquino)

Na ocasião, o agente de desenvolvimento local do bairro Ouro Verde, Guilherme de Aquino Felix, mostrou aos moradores a importância da segurança individual e coletiva. Após a abordagem, a comunidade discutiu sobre a segurança no bairro e decidiu por marcar uma reunião, no dia 12 de novembro, para a adesão final do projeto e sua inicialização oficial.

Para a moradora Maria Gonçalves de Oliveira, o Vizinho Solidário já está surtindo efeito nas casas que aderiram ao projeto. Em contrapartida, nas casas que ainda não participam o número de assaltos aumentou. “Nós já colocamos as placas em várias casas e está dando resultado, pois quando vemos algo suspeito já ligamos para os vizinhos e todos ficam de olho. Ainda há muitas casas sem as placas na região, por isso, para a ajuda na segurança de todos, procuraremos estes moradores para implantação do Vizinho Solidário”, comentou.

Segundo Maria, a ação da polícia melhorou muito com o projeto. “O bom é que quando ligamos para a polícia e dizemos que somos do Vizinho Solidário eles vêm  muito rápido, pois sabem que somos de confiança e não passaríamos trotes”,  finalizou.

Por Vinícius Garcia

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.