Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




LONDRINA26/09/2012 - Atualizado em 19/02/2014

Jardim Maria Cecília se reúne para sonhar o futuro

Moradores sonharam com um futuro mais tranqüilo e com espaços públicos bem cuidados

“Vamos construir um Maria Cecília melhor?”, perguntou o Agente de Desenvolvimento Local Paulo Henrique de Aguiar. Todos responderam com firmeza: “Vamos!”.  A esperança estava estampada no rosto de cada morador presente no Seminário Visão de Futuro, realizado nesta quarta-feira (28) no Colégio Moacir Teixeira.

O seminário faz parte da metodologia da Rede de Desenvolvimento Local, uma iniciativa da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) e do SESI (Serviço Social da Indústria). A intenção do evento é mobilizar e integrar moradores para a articulação de uma rede de pessoas interessadas e dispostas a concretizarem os sonhos em ações que promovam o desenvolvimento local.

O evento reuniu aproximadamente 20 pessoas de várias idades e permitiu que todos relembrassem seus melhores momentos de vida e os compartilhassem com os presentes. “Há uns 30 anos atrás, formávamos um grupinho de jovens e vínhamos na beira do rio para brincar, tinha piquenique e balanço! Hoje a gente não vê isso, é cada um por si e Deus por todos”, contou a moradora Marlene dos Santos Rodrigues.

Divididos em cinco grupos, os moradores reuniram seus sonhos e desenharam o que esperam do bairro em 2020. Dentre muitos sonhos, havia o desejo de um lugar tranqüilo, com crianças soltando pipa, pássaros cantando, academia ao ar livre, um lugar limpo e seguro.  A comunidade sonhou também viver em um Jardim Maria Cecília que tenha um centro comunitário revitalizado e um centro cultural que ofereça cursos profissionalizantes para jovens e adolescentes.

Além de conceder aos participantes um resgate ao passado e o planejamento do futuro, alguns seguravam placas contendo a frase “Abraços de Graça”, o que fez com que conhecidos e, até o momento, desconhecidos se abraçassem.

Um novo encontro para identificar os ativos e necessidades com a comunidade do Jardim Maria Cecília está marcado para o dia 18 de agosto, às 20h na Igreja Jesus Cristo Libertador.

Por Bruna Gabrielle
 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.