Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Desenvolvimento local22/11/2011

Jardim Petrópolis comemora o Nós Fizemos!

Iniciada há um ano meio, Rede do bairro tem inúmeras ações concretizadas. Moradores já projetam festa de final de ano

 

clique para ampliar clique para ampliarEvento reuniu mais de 70 pessoas e comemorou ações dos moradores. (Foto: Thais Leite)

Integrantes da Rede de Desenvolvimento Local (RDL) do Jardim Petrópolis - proposta estimulada em Londrina pela Rede de Participação Política, iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) - realizaram nesta quinta-feira, 25, o Nós Fizemos!. Cerca de 70 pessoas participaram do evento que visou comemorar as primeiras conquistas no bairro. Para os próximos meses, os moradores pretendem melhorar a iluminação da Rua Urbano Duarte, dar continuidade à implantação do Programa Vizinho Solidário e ainda construir uma rotatória em frente ao monumento bíblico. A celebração foi realizada na Paróquia Nossa Senhora das Graças.

O gerente regional norte SESI/SENAI, Almir Gaspar Schenfeld, comentou que o trabalho que as RDL's vêm desenvolvendo une as pessoas em prol de um bem comum para melhorar o bairro. "O desenvolvimento e emoção das pessoas expressa a força, determinação e garra com que os moradores trabalham pelo seu bairro. Fazendo com que o seu bairro passe por uma transformação", destacou ele.

Os convidados conheceram o objetivo e as ações do trabalho realizado pela Rede no bairro há um ano e meio. O encontro rendeu homenagens a todos os que participaram de alguma forma para que as ações fossem concretizadas. No evento, os integrantes da Rede do Jardim Petrópolis colocaram uma faixa agradecendo a todos, inclusive ao poder público pelo apoio.

Ações
A construção da rotatória em frente ao monumento bíblico, uma solicitação dos moradores, já está em andamento. A presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Regina Célia dos Santos Nabhan, presente ao Nós Fizemos!, garantiu que a obra está prevista no planejamento da prefeitura do município. Para conseguir esta ação, mais de 1.700 assinaturas dos moradores foram encaminhadas ao Ippul.

A academia ao ar livre instalada no bairro, desde dezembro de 2010, também foi solicitada pela localidade que fez um levantamento de quantos moradores eram favoráveis à implantação. "A academia é uma ótima opção de atividade física, principalmente para a terceira idade. Vejo todo mundo usufruindo dos equipamentos", comemora o morador Pedro Martins Duran.

Outra ideia colocada em prática foi uma campanha de conscientização para manter as ruas da localidade limpas. "Por isso realizamos a campanha de dejetos de animais. Agora ao saímos de casa, já vimos resultados", diz a participante Marli Ideriha Modeduti.

O mutirão contra o mosquito da dengue, a limpeza de terrenos contra os caramujos africanos e podas de árvores também foram atividades de cunho ambiental pensadas pela comunidade para a preservação do bairro. "Foi realizada uma poda das árvores na Rua Urbano Duarte. Isso irá ajudar a melhorar a iluminação nesta rua", afirmou o assessor da Secretaria de Agricultura, José Dias.

A integrante Maria Madalena Lúcio falou sobre a festa junina realizada neste ano. Segundo a moradora, é muito importante o bairro estar unido e festas são essenciais para promover a integração. "Estas comemorações ajudam a unir mais as pessoas. Estamos planejando uma festa de confraternização para o final do ano."

Vizinho Solidário
Implantado neste ano no Jardim Petrópolis, as placas e apitos do Programa Vizinho Solidário já somam mais de 220 unidades distribuídas. Em Londrina, o programa abrange vários bairros e foi idealizado pela presidente da Associação dos Moradores do Jardim Shangri-la, Gabriela Fontoura. A presidente orientou a Rede do Petrópolis no início do projeto e durante o evento afirmou que as dicas deram certo. "Fico muito contente. Foi uma ideia de formiguinha do Jardim Shangri-la, que está conseguindo melhorar a qualidade de vida de outros bairros, além de promover a segurança e o convívio social. Pretendemos fazer um blog para que todos os bairros possam trocar informações", revela Gabriela.

O morador Luiz Carlos Pimenta Ferreira está ficando conhecido como o garoto propaganda das placas do Vizinho Solidário. Ele sai de casa em casa oferecendo as placas e apitos que contém o número da polícia militar. A maioria das pessoas está aderindo ao projeto, que tem o investimento de apenas R$ 10. Ferreira garantiu que a polícia militar e a guarda municipal têm dado apoio à comunidade. A meta é atingir 100% do bairro. "Estou vendo integração e amizade entre as pessoas. Um cuida do outro."

"Se você quer melhorar o Jardim Petrópolis se una a nós", afirma o morador José Galan. Para ele, o evento vem coroar tudo o que a Rede tem feito para o bairro. "Pretendemos fazer muito mais. A alegria de participar das reuniões faz bem até pra minha saúde. Assim, assumo o papel de cidadão realizando ações e posso cobrar aquilo que depende do poder público."

O morador conta que os integrantes agora são seus amigos. "Estes dias estava na feira e uma senhora me chamou de vizinho solidário. Fico emocionado e isso me impulsiona a trabalhar mais pelo bairro", finalizou.

Por Thais Leite

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.