Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




Planejamento22/11/2011

Jardim Petrópolis se reúne para discutir ações

Integrantes da Rede na localidade planejaram uma festa junina para 18 de junho

 

clique para ampliar clique para ampliarMoradores do Jd. Petrópolis ouvem atentamente explicação sobre o projeto Vizinho Solidário (Foto: Thais Leite)

Moradores do Jd. Petrópolis ouvem atentamente explicação sobre o projeto Vizinho Solidário (Foto: Thais Leite)Aproximadamente 30 moradores do Jardim Petrópolis, zona sul de Londrina, se reuniram nesta quinta (20) às 19h, na Igreja Nossa Senhora das Graças para discutir e relatar as ações que estão sendo desenvolvidas no bairro. As temáticas tratadas na reunião foram: implantação do projeto Vizinho Solidário, reunião com o prefeito e abaixo assinado para pedir mais segurança.

Os integrantes da Rede de Desenvolvimento Local (RDL) do Jardim Petrópolis trouxeram novidades a respeito da conversa com o prefeito Homero Barbosa Neto. A Rede levou até o prefeito questões sobre iluminação, poda de árvores, sinalização e mais varrição. "Tivemos uma boa receptividade por parte do prefeito, ele foi atencioso e passou os nossos pedidos para as secretarias e órgãos respectivos. Disse também que atenderia os reclames dos moradores de acordo com a programação e na medida do possível", afirmou o morador José Dias Chaves Filho.

Outra questão discutida no encontro, foi um abaixo assinado, que visa mais segurança, com maior policiamento. Os moradores recolheram assinaturas da comunidade e encaminharão as assinaturas para o 5° Batalhão da Polícia Militar.

Já a questão do lazer foi debatida no encontro. Os moradores estão organizando uma festa junina para o dia 18 de junho, das 16h às 22h na Rua Urbano Duarte. A organização está por conta da moradora Maria Madalena.

Vizinho Solidário
A presidente da Associação dos Moradores do Jardim Shangri-la, Gabriela Fontoura, foi convidada para explicar sobre o programa aos moradores do bairro. O Vizinho Solidário foi um programa implantado em agosto de 2010 e atualmente possui 250 casas cadastradas. No Jardim Petrópolis, 20 placas informativas foram confeccionadas, e nelas contêm o número da polícia militar (190).

Segundo Gabriela, o Vizinho Solidário é uma questão de observação e alerta para prevenção de furtos e assaltos. "Este programa nasceu da necessidade de evitar furtos e assaltos, onde cada um cuida do outro. O objetivo do programa não é enfrentar bandido e sim, desenvolver a amizade e interação entre os vizinhos. Além de, melhorar a segurança e policiamento", cita a moradora que o projeto já conseguiu eliminar as vielas e diminuir a prostituição na região.

O morador José Dias Chaves Filho aderiu ao projeto e foi um dos primeiros moradores a incentivar a identificação nas casas. "O Vizinho Solidário não é só sobre segurança mais é mais integração entre os vizinhos, acredito que este projeto tinha se expandir pela cidade toda", disse.

Por Thais Leite

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.