Tamanho do texto 

Enviar
por e-mail
Comunicar
erro
Comentar
Imprimir
Integrantes da Rede de Desenvolvimento Local (RDL) do Jardim Petrópolis - proposta estimulada em Londrina pela Rede de Participação Política, iniciativa apartidária da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) - realizaram nesta quinta-feira, 25, o Nós Fizemos!. Cerca de 70 pessoas participaram do evento que visou comemorar as primeiras conquistas no bairro. Para os próximos meses, os moradores pretendem melhorar a iluminação da Rua Urbano Duarte, dar continuidade à implantação do Programa Vizinho Solidário e ainda construir uma rotatória em frente ao monumento bíblico. A celebração foi realizada na Paróquia Nossa Senhora das Graças.
O gerente regional norte SESI/SENAI, Almir Gaspar Schenfeld, comentou que o trabalho que as RDL's vêm desenvolvendo une as pessoas em prol de um bem comum para melhorar o bairro. "O desenvolvimento e emoção das pessoas expressa a força, determinação e garra com que os moradores trabalham pelo seu bairro. Fazendo com que o seu bairro passe por uma transformação", destacou ele.
Os convidados conheceram o objetivo e as ações do trabalho realizado pela Rede no bairro há um ano e meio. O encontro rendeu homenagens a todos os que participaram de alguma forma para que as ações fossem concretizadas. No evento, os integrantes da Rede do Jardim Petrópolis colocaram uma faixa agradecendo a todos, inclusive ao poder público pelo apoio.
Ações
A construção da rotatória em frente ao monumento bíblico,
uma solicitação dos moradores, já está em andamento. A presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento
Urbano de Londrina (Ippul), Regina Célia dos Santos Nabhan, presente ao Nós Fizemos!, garantiu que a obra está
prevista no planejamento da prefeitura do município. Para conseguir esta ação, mais de 1.700 assinaturas
dos moradores foram encaminhadas ao Ippul.
A academia ao ar livre instalada no bairro, desde dezembro de 2010, também foi solicitada pela localidade que fez um levantamento de quantos moradores eram favoráveis à implantação. "A academia é uma ótima opção de atividade física, principalmente para a terceira idade. Vejo todo mundo usufruindo dos equipamentos", comemora o morador Pedro Martins Duran.
Outra ideia colocada em prática foi uma campanha de conscientização para manter as ruas da localidade limpas. "Por isso realizamos a campanha de dejetos de animais. Agora ao saímos de casa, já vimos resultados", diz a participante Marli Ideriha Modeduti.
O mutirão contra o mosquito da dengue, a limpeza de terrenos contra os caramujos africanos e podas de árvores também foram atividades de cunho ambiental pensadas pela comunidade para a preservação do bairro. "Foi realizada uma poda das árvores na Rua Urbano Duarte. Isso irá ajudar a melhorar a iluminação nesta rua", afirmou o assessor da Secretaria de Agricultura, José Dias.
A integrante Maria Madalena Lúcio falou sobre a festa junina realizada neste ano. Segundo a moradora, é muito importante o bairro estar unido e festas são essenciais para promover a integração. "Estas comemorações ajudam a unir mais as pessoas. Estamos planejando uma festa de confraternização para o final do ano."
Vizinho Solidário
Implantado neste ano no Jardim Petrópolis, as placas e apitos do Programa
Vizinho Solidário já somam mais de 220 unidades distribuídas. Em Londrina, o programa abrange vários
bairros e foi idealizado pela presidente da Associação dos Moradores do Jardim Shangri-la, Gabriela Fontoura.
A presidente orientou a Rede do Petrópolis no início do projeto e durante o evento afirmou que as dicas deram
certo. "Fico muito contente. Foi uma ideia de formiguinha do Jardim Shangri-la, que está conseguindo melhorar a qualidade
de vida de outros bairros, além de promover a segurança e o convívio social. Pretendemos fazer um blog
para que todos os bairros possam trocar informações", revela Gabriela.
O morador Luiz Carlos Pimenta Ferreira está ficando conhecido como o garoto propaganda das placas do Vizinho Solidário. Ele sai de casa em casa oferecendo as placas e apitos que contém o número da polícia militar. A maioria das pessoas está aderindo ao projeto, que tem o investimento de apenas R$ 10. Ferreira garantiu que a polícia militar e a guarda municipal têm dado apoio à comunidade. A meta é atingir 100% do bairro. "Estou vendo integração e amizade entre as pessoas. Um cuida do outro."
"Se você quer melhorar o Jardim Petrópolis se una a nós", afirma o morador José Galan. Para ele, o evento vem coroar tudo o que a Rede tem feito para o bairro. "Pretendemos fazer muito mais. A alegria de participar das reuniões faz bem até pra minha saúde. Assim, assumo o papel de cidadão realizando ações e posso cobrar aquilo que depende do poder público."
O morador conta que os integrantes agora são seus amigos. "Estes dias estava na feira e uma senhora me chamou de vizinho solidário. Fico emocionado e isso me impulsiona a trabalhar mais pelo bairro", finalizou.
Por Thais Leite