Envie para seus amigos

Verifique os campos abaixo!






Comunicar Erro

Verifique os campos abaixo!




LONDRINA26/09/2012 - Atualizado em 19/02/2014

Mulheres do Jardim Paulista se encontram para aprender novas receitas

As aulas acontecem toda semana em parceria com a Rede

Agora, as tardes de terça-feira são diferentes para as mulheres do Jardim Paulista, em Londrina. Toda semana elas se reúnem para aprender uma receita diferente e novas técnicas culinárias para fazer conservas.  Até agora, elas já se reuniram e aprenderam a fazer conserva de batatinha, cebola, pimentão e picles e algumas doces como a de mamão e a de banana verde.

clique para ampliar clique para ampliarA iniciativa surgiu das moradoras juntamente com o agente de desenvolvimento local (Foto: Guilherme Félix)

A iniciativa de juntar um grupo de mulheres para que elas pudessem se reunir para cozinhar e trocar receitas surgiu das moradoras juntamente com o agente de desenvolvimento local, Guilherme Félix. Segundo Guilherme, em um primeiro momento pretendia-se fazer uma parceria com alguém que pudesse dar os cursos, mas essa ideia não deu certo. "Para conseguirmos que alguém desse os cursos precisaríamos juntar cerca de 40 mulheres, o que ficou inviável", comentou. A solução foi que elas mesmas se reunissem e compartilhassem seus dotes culinários. "Pensamos que elas mesmas poderiam ensinar umas as outras, desenvolvendo o conceito de rede", disse o agente.

As aulas acontecem todas as semanas na casa da moradora Neusa Alves Ferreira. Para dona Neusa, as aulas têm trazido mais união às mulheres que já se encontravam para fazer artesanato. "Estão todas mais unidas e aprendendo muito, já que cada uma conta de que forma faz a conserva", disse. "Acabamos descobrindo várias formas de fazer um mesmo prato", comenta. Agora, as mulheres pretendem também aprender a fazer compotas, além dos doces e conservas.

Agora, além de se reunirem para cozinhar, as moradoras e outros moradores também estão organizando uma festa julina, que acontecerá no início do mês que vem. Na ocasião cada morador montará uma barraquinha na frente de casa, fazendo um prato típico da festa. "Não sei ainda se vou fazer amendoim ou cachorro-quente", diz dona Neusa. "Porque pipoca e quentão todo mundo faz, né?", brincou a moradora.

Por Laura Beal Bordin

 

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os seguintes erros foram encontrados:








    1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a prática do debate responsável. São abertos a todo tipo de opinião. Mas não aceitam ofensas. Serão deletados comentários contendo insulto, difamação ou manifestações de ódio e preconceito;
    2. São um espaço para troca de ideias, e todo leitor deve se sentir à vontade para expressar a sua. Não serão tolerados ataques pessoais, ameaças, exposição da privacidade alheia, perseguições (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
    3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus comentários e pelo impacto por ele causado; informações equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
    4. Defendemos discussões transparentes, mas os sites do Sistema Fiep não se dispõem a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza.
    5. Dos leitores, não se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam divergências, que acreditamos próprias de qualquer debate de ideias.